O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Inadimplência

Novo dono

Unidade herda dívidas de condomínio de antigo proprietário

terça-feira, 19 de agosto de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Veja como fica a cobrança de débitos de condomínios

Dívidas herdadas do antigo dono do imóvel passam a ser do novo morador do condomínio Ficar inadimplente com as despesas de condomínio pode gerar problemas. Em alguns casos, o imóvel pode até ser penhorado para servir como garantia do pagamento da dívida. De acordo com a advogada especialista em direito imobiliário Camila Ribeiro, existem as dívidas ligadas ao imóvel, que têm o nome de “propter rem”. Ou seja, se a pessoa adquirir um apartamento em que o proprietário anterior não quitou as dívidas, elas passarão a ser de responsabilidade do novo morador.

 

“Por isso é importante verificar, antes de adquirir um imóvel, se as taxas condominiais foram devidamente pagas”, orienta a advogada.

Segundo ela, quando uma pessoa fica devendo uma taxa de condomínio no Estado de São Paulo o boleto vencido poderá ser protestado junto ao cartório de protestos. “Além disso, o condômino inadimplente poderá ser cobrado judicialmente do valor em aberto, acrescido de multa e juros legais”, completa. A especialista diz que para quitar essa dívida, o título protestado pode ser pago junto ao cartório de protestos através de acordo ou depósito judicial do valor integral cobrado.

“Caso nenhuma destas situações tenha ocorrido, o condômino deverá procurar a administradora do edifício e efetuar o pagamento com os acréscimos legais”, orienta Camila.

Segundo ela, existe também a possibilidade de negociação, mas desde que ambas as partes concordem com esta condição. A advogada afirma que depois de julgada definitivamente procedente a ação de cobrança, o devedor terá um prazo de 15 dias para efetuar o pagamento do valor devido. “Se isso não ocorrer, poderão ser penhorados bens em seu nome, inclusive o imóvel objeto da dívida”, explica. Assim, o imóvel penhorado poderá ser vendido em leilão judicial. Condomínios A administradora de condomínios Fabiana Oliveira explica que cada condomínio tem a sua situação diferenciada. Geralmente, com 30 dias a empresa administradora do condomínio manda uma carta de aviso e depois de 10 dias manda outra. Após 60 dias, é enviado outro comunicado, encaminhando o caso para o departamento jurídico, que faz uma tentativa de cobrança amigável. Fabiana diz que as empresas evitam ao máximo expor o devedor, mesmo que a lei permita. “Tentamos receber o débito sem fazer nenhuma menção. O máximo que fazemos é mandar para o departamento jurídico”, explica a administradora. Segundo ela, é muito raro o caso de leilão ou penhora, porque existem condomínios que preferem fazer um acordo.“Muitos síndicos negociam. Por exemplo, se a pessoa está com três ou quatro débitos atrasados, é proposto um parcelamento”, conclui Fabiana.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet