Retirada de árvores divide os moradores na Vila Olga
Os moradores da Rua Pedro Henry, na Vila Olga, em São Bernardo, despertaram ontem com o som de motosserras. Cerca de 20 árvores, 13 de grande porte, foram retiradas de um terreno por uma construtora, que erguerá no local quatro torres de apartamentos. Ao lado dos prédios, em parte da área, passará interligação do Viaduto João Café Filho, no Km 22,5 da Via Anchieta, com a Rua Pedro Setti, que dá acesso à Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Alguns dos vizinhos estavam indignados.
"É um crime ambiental. É certo tirar árvores assim?", reclamou o vendedor Antonio Carlos Carli, 67 anos. Para o aposentado Osvaldo Francisco Vieira, 66, vai ficar ainda mais difícil respirar. "O ar já é tão poluído que qualquer árvore que se tira faz a diferença."
Por outro lado, os habitantes do prédio em frente ao terreno comemoravam a retirada da vegetação. Segundo a esteticista Dorotilde Dias, 56, não é de agora que os moradores pedem à Prefeitura para notificar o proprietário do terreno para que faça o corte do matagal e pode as árvores. "A paisagem é bonita, mas a noite isso daqui vira um motel a céu aberto." Dorotilde se refere aos travestis e usuários de drogas que se aproveitam do terreno para promover atividades ilícitas.
É possível observar descartados nas calçadas embalagens e preservativos usados. "Dá medo de entrar em casa, a prostituição se tornou um problema social por aqui", reclamou a metalúrgica Jaira Gundim, 54.
Para a aposentada Luzia André da Cruz, 62, é "uma pena" que tenham de tirar as árvores. "Mas se resolver o nosso problema de segurança, vou ficar feliz."
COMPENSAÇÃO
Segundo a incorporadora responsável pelo empreendimento e também a Prefeitura, todas as licenças e autorizações ambientais estão em dia. A compensação ambiental será realizada pela Prefeitura no mesmo local do terreno, e pela incorporadora em área a ser determinada pela administração.
Ainda segundo a Prefeitura, a ligação entre o viaduto e a Rua Pedro Setti faz parte do Programa de Transporte Urbano da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, que envolve diversas obras na cidade, inclusive o rebaixamento da Avenida Lions.
Fonte: http://www.dgabc.com.br
Matérias recomendadas