Uma realidade crescente no setor imobiliário de todo o país está ficando cada vez mais comum na região noroeste paulista. O aumento de condomínios de casas e de prédios em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, tem despertado nas pessoas que a segurança e conforto nesses locais podem ser compensadores, mesmo custando mais do que morar em bairros comuns.
Mas viver em condomínios implica em dividir espaços e conviver mais de perto com os vizinhos e, por isso, várias regras precisam ser respeitadas. Dividir espaço com outras pessoas é complicado e, às vezes, pode virar até dor de cabeça. Para garantir uma relação harmoniosa entre vizinhos é preciso ter bom senso e, principalmente, disciplina.
Os cachorros estão entre as maiores reclamações, mas tem também o barulho em excesso, as festas fora de hora, o uso indevido das vagas na garagem. Quem desrespeitar as normas pode pagar multa e, em caso de reincidência, até ser expulso do condomínio.
Foi muito tempo até conseguir mudar para casa própria, em um condomínio novo. Logo no início, o representante comercial Davi Alvin aprendeu que tinha que respeitar regras. Ele conta que o prestador de serviços foi estacionar o carro na vaga e os vizinhos não gostaram. O assunto foi debatido em reunião entre os trinta vizinhos e tudo se resolveu.
A primeira recomendação para que tem um vizinho que ultrapassa os limites é conversar. Se não resolver, o morador pode procurar ajuda na Justiça.