Conviver com regras é o grande desafio da vida em condomínio
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar0
Moradores precisam se acostumar às regras dos novos condomínios
Organizar finanças e definir regras também são desafios de novos prédios.Administradora de condomínio ajuda o síndico a dar os primeiros passos.
O quadro Meu Condomínio tem Solução, do SPTV, mostrou nesta terça-feira (10), os cuidados que o morador deve tomar quando adquire um apartamento em condomínios novos. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o condomínio tem só seis meses de vida, mas os problemas já estão aparecendo. O principal desafio é o convivência dos moradores.
“Problema de vazamento, você contrata uma empresa, cobra da construtora. Demora um pouquinho, mas resolve. Agora colocar na cabeça de uma pessoa que ela não pode estar com som alto a uma da manhã, falando alto, ter criança gritando e correndo, isso é o mais difícil”, conta o síndico Ediberto Silva Junior.
Muito trabalho também na papelada. No começo, o síndico tem que organizar as finanças, fazer a cartilha de regras, cuidar da segurança, limpeza, iluminação e disciplinar os moradores. Para dar essas primeiras pedaladas, ele conta com uma ajuda da administradora. É uma espécie de braço direito nas questões jurídicas, tributárias e na gestão de pessoal.
“Precisa estudar o regulamento do prédio, fazer um exercício antes de se mudar. Quando ele fica pronto, a construtora já entrega para os moradores uma convenção com todas as normas. Ao longo da vida do condomínio, os moradores vão se reunindo e adaptando essas regras para o seu dia-a-dia”, diz Márcio Rachkorsky, colunista do SPTV.
O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.