Data Lello
Número de condôminos com taxas em atraso diminui 0,97% em SP
Data Lello sinaliza queda de inadimplência no primeiro semestre de 2022
O número de inadimplência nos condomínios de São Paulo, maior cidade vertical do país, diminuiu. Segundo o último levantamento realizado pelo Data Lello - Instituto de Pesquisas e Inovação da Lello Condomínios - os números apontam uma queda no número de condôminos com as taxas condominiais em atraso. Em dados comparativos, o percentual médio entre o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2022, aponta uma diminuição de 0,97%.
Nos últimos dois anos o Brasil viveu um momento histórico e crítico na economia. A pandemia da Covid-19 acentuou o número de desempregados no país e consequentemente de endividados.
Em maio de 2020, mês mais crítico dos primeiros seis meses analisados, o número de condôminos inadimplentes correspondia a 5,94%. Em 2022, a inadimplência representa 4,20%, sendo também o mês mais crítico do período.
Nas regras condominiais da Lello, após 30 dias de atraso, a administradora registra a primeira cobrança dos boletos. Logo após o aviso de atraso, a média de inadimplência geral passou de 2,81% em 2020 para 2,31% no primeiro semestre de 2022.
A taxa de endividados diminui à medida que o número de ocupação aumenta. Atualmente, o PNAD Contínua divulgou dados do trimestre entre março e maio de 2022 com uma queda de 9,8% dos desempregados no país, sendo o menor índice desde 2015.
“Os números mostram que o país tem reagido à crise e sentimos essa evolução mês a mês. De 2020 para cá, a queda de inadimplência é registrada mesmo com os reajustes inflacionários nas taxas condominiais 6,3% de aumento médio no período”, explica a Gerente de Operações da Lello Condomínios, Renata Del Corso.
Sobre a Lello Condomínios
A Lello é líder no segmento de administração de condomínios no país. Ao todo, são mais de 3 mil empreendimentos atendidos pela empresa, que atua na organização, otimização e orientação. Com grande foco em inovação, a Lello investe de forma consistente em pesquisas sobre a vida em comum por meio do Lellolab.
Assessoria de Imprensa da Lello Condomínios.