O futuro e os condomínios
Tecnologias têm transformado o mercado
O novo mundo digital dos condomínios
Apsa investe pesado em tecnologia para melhorar a experiência do usuário e facilitar a vida dos moradores de condomínios
De acordo com o Fast Company, portal norte-americano de notícias com foco em tecnologia e inovação, até 2020 a geração Z (nascidos no final da década de 1990 até 2010) representará 40% de todos os consumidores no mundo.
Essas pessoas que já nasceram cercadas pelos dispositivos digitais, como smartphones, videogames e computadores ultra velozes, passarão a ditar as regras do jogo no mundo comercial. Estamos falando de uma turma que não consegue conceber um mundo onde as coisas não estejam conectadas num ambiente online, amigável e com uma troca instantânea de informações onde eles de fato se sintam parte disso tudo.
Já de olho neste cenário, a Apsa vem há alguns anos se preparando para essa transformação digital através do investimento em tecnologia em si e no próprio desenvolvimento das pessoas, que irão suportar essa virada de chave.
Dezoito por cento de seu faturamento são investidos em transformação digital, ou seja, no uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e facilitar a vida do cliente.
A APSA, recentemente, reformulou todo o seu site, transformando-o no principal canal de comunicação com os seus clientes. É de lá que ele pode ter acesso a uma infinidade de serviços self-service através da sua Área Exclusiva.
Com poucos cliques, o cliente consegue tirar extratos, fazer simulações diversas, acessar dados de condôminos, conferir pagamentos, entre outras tantas facilidades. “Investimos muito tempo e muito estudo para tornar esse ambiente virtual realmente útil para o cliente, onde ele tivesse tudo à mão, sem burocracia”, explica Fernando Schneider, diretor superintendente da Apsa.
“O site passou por uma grande transformação, ganhando não apenas um visual mais moderno e interativo, mas também serviços. Hoje, por exemplo, enviamos um link por e-mail direcionando os clientes para os seus boletos (condomínio e aluguel). Lá, também é possível ter acesso a dados cadastrais de empregados e contracheques, extrato, prestação de contas digital, simulação de férias e de rescisão de contrato de trabalho. Em relação à administração de imóveis para a locação e venda, é possível realizar uma busca similar ao dos portais imobiliários, ter detalhes dos imóveis disponíveis para locação ou venda, andamento de processos judiciais sob a responsabilidade do escritório parceiro, dentre outras funcionalidades”, complementa Rodolfo Chianello, gerente geral de Backoffice da APSA.
A empresa ainda avançou no quesito mobilidade e lançou, em 2016, seu próprio aplicativo. Disponível gratuitamente tanto para Android quanto iOS, o App possibilita uma busca rápida de imóveis para alugar ou vender, a emissão de segunda via de boleto para condomínios e imóveis, consulta de extrato e muito mais.
“Queremos prestar o melhor serviço para os nossos clientes. E os principais ganhos estão relacionados ao tempo e à conveniência. O cliente não depende mais do recebimento do boleto pelos Correios para efetuar o pagamento do seu condomínio ou aluguel, ou mesmo para consultar e conferir a pasta de prestação de contas. Não há risco de perda ou extravio de documentos. A informação é online, disponível 24 horas por dia durante os sete dias da semana”, ressalta Rodolfo Chianello.
Para o segmento de Condomínios, a empresa lança agora a reserva de espaços internos pelo site, como salão de festas, churrasqueiras, quadra de esportes etc., além do agendamento de mudanças e achados e perdidos. Outra facilidade que promete ajudar e muito no dia a dia da vida condominial é a abertura da ordem de serviço on line, ou seja, solicitar a troca de uma lâmpada queimada, uma limpeza emergencial, entre outras demandas.
Sem falar no chamado Malote Virtual, que permitirá o cliente enviar documentos para pagamento ou correspondências em geral. Para os clientes de Locação, a grande novidade ficará por conta da possibilidade do agendamento de visitas on line, negociações e remessas de documentos via site e contratos assinados digitalmente pelas partes, sem falar das fotos em 360º, que irão permitir ao interessado uma melhor visão do imóvel antes mesmo de visitá-lo.
“Nossa ideia é proporcionar mais conveniência e comodidade para os clientes. O mundo está cada vez mais digital! Imagina limitar o atendimento a um contato telefônico ou presencial. Seja através do nosso aplicativo ou pelo site, o cliente encontrará sempre a informação ou o suporte necessário que ele precisa para as questões principais do seu dia-a-dia de forma imediata, sem burocracia. O futuro já é hoje”, finaliza Fernando Schneider.
Fonte: Apsa