Obras na pandemia
5 dicas para evitar conflitos entre os moradores
Veja dicas da Lello Condomínios para obras durante a pandemia
Administradora preparou orientações para condôminos e síndicos aplicarem em seus condomínios
Com a pandemia da Covid-19 impactando a forma como os brasileiros trabalham, influencia, também, na vida de quem mora em condomínios.
O ambiente profissional, com o home office, passou a se confundir com o ambiente residencial, o que pode gerar conflitos em horários comerciais, nos quais ao mesmo tempo pode-se realizar obras e atividades ocupacionais.
"Precisamos entender o cenário incomum e imprevisível que estamos vivendo. É necessário que dos adaptemos e tenhamos um diálogo aberto entre os condôminos para resolver possíveis conflitos. Além disso, o bom senso sempre precisa prevalecer", afirma Angelica Arbex, gerente de relações com os clientes da Lello Condomínios. A empresa é maior representante deste setor e administra cerca de 3 mil imóveis residenciais e comerciais.
"Aqui na Lello buscamos ajudar condôminos e síndicos a encontrarem a melhor saída para esses impasses, que, neste momento, foge do controle de todos nós", explica a porta-voz.
Com o objetivo de auxiliar os condôminos neste momento, a Lello Condomínios elaborou cinco dicas para evitar e, se necessário, administrar conflitos gerados por essa fusão do ambiente residêncial com o profissional:
- Permitir apenas as obras emergenciais (vazamentos, rachaduras, entre outros);
- Negociar com todo o condomínio para tentar manter (ou realizar) obras que sejam inadiáveis neste momento;
- Negociar para reduzir o período e dias de horário comercial, no qual ao obra poderia ser realizada;
- Quanto ao barulho, vale também o bom senso. Com mais tempo em casa e mesmo pelas condições não usuais que estamos vivendo é normal que as pessoas se irritem mais e tenham menos tolerância.
- Em caso de reincidência, o síndico pode intervir com os recursos disponíveis como advertência e multa.
Fonte: Lello Condomínios.