Olimpíadas
Moradores de condomínios na Barra devem cadastrar veículos
Prefeitura faz reuniões em condomínios para explicar esquema de trânsito dos Jogos Olímpicos
Diversas vias serão interditadas dentro de 22 dias
Daqui a 22 dias, com o início da Olimpíada, a rotina dos moradores da Barra sofrerá novas mudanças, especialmente no que se refere ao ir e vir. A fim de informar os detalhes da operação e esclarecer dúvidas, a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e a CET-Rio realizaram reuniões em condomínios próximos ao centro de competições. Não há mais encontros previstos pela subprefeitura, mas as apresentações podem ser solicitadas pelo telefone 2431-1829 ou pelo e-mail ascomsubbarrajpa@gmail.com.
As principais alterações no tráfego serão as interdições de diversas vias da região, às quais somente carros de moradores terão acesso (a pé não haverá restrição). A primeira a ser fechada será a Avenida Olof Palme, no próximo dia 24, devido à abertura da Vila dos Atletas. De 5 de agosto até o fim do evento, serão bloqueadas a Avenida Salvador Allende, do 31º Batalhão da Polícia Militar até o condomínio Minha Praia; a Estrada Pedro Correia, da estação do BRT Pedro Correia até a Abelardo Bueno; a Avenida Abraão Jabour e a Rua Inominada, no entorno do Riocentro; a Avenida Carlos Zara (no Eixo Metropolitano); e as ruas Pedro Calmom, Aroazes, Jaime Poggi e Francisco de Paula. Desde o dia 2 de agosto, porém, o estacionamento nessas vias já estará proibido.
A principal alternativa para os moradores será a Estrada dos Bandeirantes. Na reunião no condomínio Acqua Green, acompanhada pelo GLOBO-Barra, Marina Baltar, gerente da CET-Rio, reforçou a dimensão da Olimpíada.
— A Vila dos Atletas é a área com maior segurança em todo o evento, o que aumenta o controle. Os efetivos de segurança estarão dobrados; serão 206 delegações e 27 mil jornalistas, algo muito maior do que a Copa — explicou.
Marina frisou que o impacto na região diminuirá na Paralimpíada, que reunirá 176 delegações e dez mil jornalistas:
— Nessa época, só algumas faixas da Abelardo Bueno e da Salvador Allende ficarão interditadas. Mas, por outro lado, não haverá férias escolares.
Assim como no Rock in Rio, os moradores de condomínios próximos terão que credenciar seus veículos.
— Os procedimentos agora são muito semelhantes, mas com rigidez maior. Sem estar credenciado, não vai passar — destacou o subprefeito Marcio Valente no Acqua Green. — Vale lembrar que no Rock in Rio é a prefeitura que determina os bloqueios; já a Olimpíada foge ao nosso controle.
Os síndicos dos condomínios ficarão responsáveis por solicitar os credenciamentos dos moradores junto à subprefeitura. Outra informação reforçada nas reuniões foi que o tráfego pelas vias exclusivas (pintadas de verde) estará proibido a partir do dia 31, e o desrespeito à determinação gerará multa de R$ 1.500. A CET-Rio também avisou que, durante o evento, não será possível acessar São Conrado pela Avenida Niemeyer nem a linha Amarela pelo Fundão e que a circulação de caminhões ficará restrita a partir do dia 18.
Todas as mudanças estão no site cidadeolimpica.com. Informações sobre alterações nas rotas de ônibus ficarão disponíveis nos aplicativos Moovit e Trafi.
Fonte: http://oglobo.globo.com/