Fachada artística
ES: Painel de 70 metros transforma prédio em ponto turístico
Painel de 70 metros em prédio tem referência cultural capixaba no ES; saiba o que é destaque na obra
Painel é a maior obra artística do estado e iniciativa é do projeto 'Espírito Santo Terra de Encantos', do coletivo Locomotipo. A obra pode ser vista de curta, média e longa distâncias.
O mural de 70 metros de altura, pintado no edifício Humberto Gobbi, localizado na avenida Jerônimo Monteiro, na capital do Espírito Santo, foi finalizado na última semana de 2022. O painel é a maior obra artística do estado e tem ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distâncias.
Quem olhar a pintura consegue identificar um beija-flor, uma baleia jubarte, o Convento da Penha, a Pedra Azul, a moqueca capixaba, entre outros elementos que remetem à cultura, comidas típicas, pontos turísticos e biodiversidades do estado.
O pedreiro Itiel Corrêa estava a caminho de um compromisso, mas parou em frente à obra para fazer um registro fotográfico.
"Achei muito bonito, né? As belezas capixabas feitas em arte. Muito legal", disse Itiel.
O aposentado João Gilberto da Silva também comentou que a obra chama atenção.
"Bonito, muito criativo retratar as belezas do nosso estado. O Espírito Santo merece", comentou João Gilberto.
Idealização e execução
A iniciativa é do projeto “Espírito Santo Terra de Encantos”, do coletivo Locomotipo. Ao todo, sete artistas participaram da execução, no qual 250 litros de tinta de 37 cores diferentes foram utilizados.
De acordo com o diretor do projeto, Felipe Motta, a execução da pintura foi possível após a contemplação de um edital da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur).
"Esse projeto foi idealizado pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo e começou a ser pensado em dezembro do ano passado. Desde março, a gente começou a produção, correr atrás de fornecedores, de entender como seria a logística, quais equipamentos a gente utilizaria. Foi bastante trabalho antes mesmo da pintura começar", disse o Motta.
O artista visual Alex Furtado participou da pintura do projeto e disse que foi preciso persistência para concluir a obra, que levou quatro meses de execução.
"Tivemos muitos desafios. A gente foi superando isso e desenvolvendo a arte. Agora está aí o resultado final", explicou.
A segurança da equipe foi uma prioridade devido aos perigos de pintar na altura. De acordo com o designer e ilustrador Paulo Caldas, todos usaram os equipamentos de proteção individual (EPI's).
"Por isso a escolha dessa plataforma que traz muita estabilidade para a gente e o uso de equipamentos completos. Capacete, cinto, talabarte, linha de vida, todo equipamento para trazer o máximo de segurança para a equipe", explicou.
Referência no Centro de Vitória
De acordo com o síndico do prédio onde a pintura foi realizada, Luiz Carlos Caldas, a edificação virou referência na capital capixaba.
"Todo mundo orgulhoso. Nós viramos ponto turístico de Vitória. Isso é para valorizar o nosso Centro, para revitalizar. Cultura e arte fazem bem para qualquer pessoa", disse o síndico.
De acordo com o Secretário de Turismo do Espírito Santo, Fernando Rocha, outros moradores estão querendo morar em edificações com obras de arte.
"A gente está sendo demandado depois desse painel por moradores de outros condomínio do Centro de Vitória. Mas é uma prática que está no planejamento da secretaria de Turismo, de promoção do nosso estado, de atrativos turísticos, da valorização do artista local e, principalmente, da revitalização do Centro de Vitória", disse o secretário.
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/01/02/painel-de-70-metros-em-predio-no-es-tem-referencias-culturais-capixabas-saiba-o-que-foi-destaque-na-obra.ghtml