Suporte jurídico é considerado o serviço mais importante pelos síndicos
A pesquisa da Aabic “Diagnósticos e Cenários – Administração Condominial”, realizada com 360 síndicos de condomínios da cidade de São Paulo, revelou que em relação aos serviços prestados por uma administradora, o suporte jurídico foi considerado o mais importante, com 43% das indicações. Sem dúvida, essa valorização dos serviços jurídicos reflete a complexidade da gestão condominial, como aponta o diretor jurídico da Aabic, José Roberto Graiche Junior. “Apesar do esforço e dedicação é praticamente impossível o síndico dominar as legislação trabalhistas, civil e uma série de outros aspectos legais presentes na rotina condominial”.
As administradoras de condomínios devem ficar atentas a essa demanda e manter uma equipe de profissionais aptos a atender às necessidades dos condomínios, seja por meio de departamento próprio ou não. É importante ressaltar também que um bom serviço jurídico é aquele que procura sempre atuar na prevenção.
“É possível, por exemplo, verificar se a convenção e regulamentos internos dos condomínios estão de acordo com o perfil e particularidades do empreendimento, identificando pontos contraditórios e indicando as melhores alternativas para o síndico”, exemplificou Graiche Junior.
Outro ponto relevante é manter um canal de comunicação eficiente e, sempre que possível, à disposição do síndico. “É fundamental usar uma linguagem acessível, já que em princípio é uma área complexa e técnica. Vale lembrar que orientar de maneira adequada e ágil o condomínio é, muitas vezes, um mecanismo para evitar problemas mais sérios ou mesmo interpelações judiciais, hoje comuns por desavenças entre condôminos”, acrescentou o diretor jurídico da Aabic.
Ainda segundo ele, são inúmeras as atividades sob responsabilidade do departamento jurídico de uma administradora, que para esses serviços, podem, desde que acordados de forma adequada com os condomínios, incluir os honorários advocatícios na taxa de administração.
“Praticamente, todas as administradoras contam com o suporte jurídico, mas é preciso organizar as equipes e serviços, apresentando para os clients, que em boa parte desconhecem o que de fato é realizado dentro do condomínio pelo jurídico”, resumiu Graiche Junior.
Fonte: http://www.aabic.com.br/informacoes
Matérias recomendadas