Planejamento no condomínio
Organização a curto, médio e longo prazo são essenciais
Por Gabriel Karpat*
A importância do planejamento nos condomínios
O que deve conter um plano de gestão:
- Planejamento financeiro: levar em conta os saldos existentes, inadimplência e eventuais questões trabalhistas. Sempre é importante analisar a folha de pagamento, pois sendo o maior componente das despesas, escalas mal feitas e horários mal ajustados ocasionam acréscimos significativos uma vez que incidem também sobre os encargos sociais. Ainda no planejamento financeiro é importante avaliar a previsão aprovada e comparar com as despesas efetivamente realizadas.
- Equipamentos e bens comuns: priorizar inicialmente todas as manutenções corretivas ante a necessidade de ter todos os componentes da edificação plenamente funcionado. Cumprida essa etapa, o passo seguinte é preocupar-se com a manutenção preventiva, elaborar um programa periódico ajuda evitar imprevistos indesejáveis e aumenta a vida útil dos equipamentos. Nunca esquecer-se que os edifícios também envelhecem e para evitar a sua obsolescência prever um cronograma financeiro de melhorias e benfeitorias.
- Legal : conhecer e atender a convenção, o regimento interno e observar as deliberações das últimas assembleias gerais. Mapear contratos, seguros e vencimentos importantes e obrigatórios como AVCB(Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), recarga dos extintores, dentre outros.
- Cronograma de reuniões: além das assembleias ordinárias e extraordinárias, reuniões com os diversos conselhos e comissões devem ter seus períodos programados. Em alguns casos inclusive com a participação de condôminos, isso pode facilitar as futuras deliberações nas reuniões formais, uma vez que os assuntos já são de conhecimento prévio. Assessorias especializadas em algumas áreas também podem ser sugeridas para atender casos polêmicos ou pontuais.
(*) Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros e diretor da GK administração de Bens
Fonte: