Latrocínio em prédio
RJ: Porteiro é morto por falso entregador de aplicativo
[Atualização] Polícia identifica suspeito de matar porteiro em prédio no Centro do Rio
Os agentes não divulgaram a identidade, mas destacam que ele tem várias anotações criminais. A principal linha de investigação da polícia é que o criminoso pretendia roubar algum apartamento.
A Polícia Civil identificou o suspeito de assassinar o porteiro José Jailton de Araújo no prédio onde ele trabalhava, no Centro do Rio. Os agentes não divulgaram a identidade, mas destacam que ele tem várias anotações criminais.
O homem possui registro de crimes como desobediência, dano, lesão corporal, furto qualificado, roubo, receptação, porte ilegal de arma e homicídio tentado.
Os agentes pedem que informações sobre o paradeiro dele sejam encaminhadas para o Disque Denúncia, com o número (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.
O porteiro José Jailton de Araújo tinha 47 anos e foi morto por um criminoso que fingia ser entregador em um assalto ao prédio onde ele trabalhava, no Centro do Rio. Ele chegou a reagir e lutar com o bandido, mas foi baleado. O crime aconteceu no dia 7 de agosto e foi registrado por câmeras de segurança.
A principal linha de investigação da polícia é que o criminoso pretendia roubar algum apartamento. Ele chegou a fazer ameaças e até bater no rosto do porteiro.
José Jailton trabalhava havia 20 anos no mesmo prédio.
O áudio da câmera de segurança da portaria mostra uma parte do diálogo entre o assassino e a vítima. O criminoso pediu as chaves de uma sala, ao mesmo tempo em que o ameaçava de morte.
Assassino: “Cadê a chave da sala de reunião?” José Jailton: “Não tem sala de reunião”. Assassino: “Cadê a chave da sala de reunião?” José Jailton: “Não tem não, cara. Não tem não, filho. Não tem não, cara”. Assassino: “Bora! Cadê a sala de reunião?” José Jailton: “Não tem sala de reunião nenhuma”. Assassino: “Vai morrer! Aqui, está achando que eu estou mentindo”. José Jailton: “Não tem nada, não”.
O assassino ainda liga para alguém para dizer que o porteiro afirmou que não tem uma sala de reunião no edifício.
Assassino: “Alô. Ele está falando que não tem nada não. Está falando que aqui não tem sala de reunião, não”.
O criminoso insiste.
"Vou te matar agora. Cadê a chave?”, disse o bandido.
Logo depois da discussão, o bandido e o porteiro começaram uma briga em frente à sala da portaria. José Jailton foi baleado e morreu na hora. O criminoso levou os celulares do porteiro e um aparelho do condomínio. Ele fugiu.
A família do porteiro pensa em voltar para a Paraíba, após o crime.
“A gente pediu até que avaliassem a possibilidade de vir embora. A viúva também é do Nordeste, não está trabalhando, então está avaliando a possibilidade de voltar”, disse o irmão do porteiro, José Nivaldo.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/08/29/policia-identifica-homem-suspeito-de-matar-porteiro-em-predio.ghtml
[25/08] Polícia procura homem que matou porteiro no centro do Rio
Câmeras de segurança do edifício mostram o momento que o suspeito tenta render a vítima, que reage
A Polícia Civil está procurando o homem que se passou por um entregador e matou o porteiro de um prédio no centro do Rio. As câmeras de segurança do edifício mostram o momento que o suspeito tenta render a vítima, que reage.
Fonte: https://recordtv.r7.com/cidade-alerta-rj/videos/policia-procura-homem-que-matou-porteiro-no-centro-do-rio-28082023
[25/08] Porteiro é morto ao reagir a ladrão que fingia ser entregador
Crime foi no dia 7, em um prédio no Centro do Rio.
Um porteiro foi morto por um ladrão que fingia ser entregador durante um assalto a um prédio no Centro do Rio de Janeiro. José Jailton de Araújo chegou a reagir e a lutar com o criminoso, mas acabou baleado.
O episódio foi no dia 7 de agosto, na Rua Carlos de Carvalho, e todo o crime foi gravado por câmeras de segurança.
Nos registros, o bandido chega em uma moto vermelha. Ele se aproxima do portão, carregando uma mochila de entregas, e finge que fala ao telefone, aguardando a oportunidade de entrar.
Depois que um homem passa, o ladrão segura o portão e consegue acessar o edifício. Na portaria, o homem espera por alguns segundos até que moradores subam no elevador. Ele disfarça mexendo na mochila.
Em seguida, o bandido rende José Jailton com uma arma. Ele pega chaves do prédio e faz perguntas à vítima — a principal linha de investigação da polícia é que o criminoso pretendia roubar algum apartamento. O ladrão faz ameaças e dá um tapa no rosto do porteiro.
Depois de falar ao telefone, ele agride mais uma vez José Jailton, que então reage e tenta pegar a arma do bandido.
A luta corporal dura alguns segundos, até que o criminoso atira contra o porteiro, que morre na hora. Depois, o assassino junta as coisas, volta na sala, pega celulares e foge.
A Delegacia de Homicídios investiga o caso como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Quem tiver informações sobre o assaltante pode procurar o Disque Denúncia:
- Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
- WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
- Aplicativo: Disque Denúncia RJ
O anonimato é garantido.