Prédio que desabou
Conheça a história da edificação que caiu em SP
Marco da arquitetura, conheça história do edifício que desabou em São Paulo
O Wilton Paes de Almeida foi encomendado ao arquiteto Roger Smekhol para ser sede da companhia comercial de vidros do Brasil. Ficou pronto em 1968.
Uma e meia da manhã de 1º de maio em São Paulo. No Largo do Paissandu, o fogo se espalha rapidamente em um prédio ocupado. Até que, em Berkeley, Califórnia, a 15 horas de avião de São Paulo, uma brasileira desperta com a notícia.
Denise mora nos EUA e começou, no ano passado, a filmar um documentário justamente sobre o edifício que desabou. Ela não quis voltar lá com a equipe do Fantástico porque não é só documentarista. Denise é filha de Roger Smekhol, o arquiteto sírio-brasileiro que projetou o edifício. Ele morreu em 1976, aos 48 anos. Denise tinha 14.
O edifício Wilton Paes de Almeida foi encomendado ao pai da Denise no começo dos anos 1960. Para ser a sede da companhia comercial de vidros do Brasil. Ficou pronto em 1968. Todo em vidro. Um marco da arquitetura brasileira, que, na madrugada de 1º de maio de 2018, chegou ao fim. Reportagem do Fantástico explica por que o incêndio levou ao desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida.
Fonte: http://g1.globo.com/