Prédios time share
Modelo de empreendimento exigirá habilidades do síndico
Os empreendimentos time share e as habilidades do síndico
Por Letícia Duarte*
A Lei da Multipropriedade n° 13.777/2018, regulamentou o mercado imobiliário no que diz respeito à possibilidade de um mesmo imóvel ter a sua propriedade fracionada por tempo (empreendimentos time share).
O surgimento desses novos modelos de empreendimento vão requerer do gestor, melhores habilidades e competências, já que um único imóvel poderá ter até 52 proprietários, ou seja, por ano, cada proprietário será dono de 01 semana do apartamento.
Um condomínio no modelo atual já requer do síndico desde habilidades técnicas a comportamentais, e com os avanços do mercado imobiliário, a capacitação permanecerá sendo imprescindível para a garantia da saúde, segurança e bem estar da edificação e seus condôminos.
Dentre as habilidades necessárias aos gestores da Multipropriedade destaco a inovação. A busca por inovar será primordial e as tecnologias precisam ser aliadas na gestão do tempo e produtividade. O gestor também precisará se inovar para criar e executar estratégias diferenciadas sem prejuízo às legalidades.
Ter um Plano de Trabalho eficiente com métricas de gestão, conservação, manutenção e gerenciamento de riscos será essencial para satisfação dos proprietários, já que o perfil desses condôminos tem por padrão a busca por conforto, tranquilidade e comodidade.
O gestor precisa ter um controle eficaz de todo o sistema e as habilidades como: liderança, empatia, comunicação assertiva, negociação, formar equipes de alta performance, mediação de conflitos, saber dar e ouvir feedback, serão a essência desse profissional.
O engraçado é que essas também são as competências necessárias para que um síndico obtenha êxito em qualquer tipo de empreendimento, o que ocorre é que o avanço do mercado vai requerer maior qualificação dos profissionais. As mudanças já são uma realidade e precisamos nos preparar para os desafios.
A capacitação, a troca de experiências e o compartilhamento de aprendizados nunca foi tão importante para o crescimento qualitativo do mercado. Afinal, gerir condomínios é a uma missão e para isso precisamos ir em busca da nossa melhor versão.
(*) Graduada em Gestão de Recursos Humanos; possui especialização em Liderança, Oratória, Relações Humanas e Desenvolvimento Emocional pela Nobre Treinamentos. Atua há 07 anos no segmento de Administração de Condomínios como Síndica Profissional e Gerente Financeiro, desenvolvendo estratégicas de valorização das edificações, através do planejamento de manutenção e conservação predial, relações humanas e gerenciamento de conflitos. Também atua como Instrutora de cursos de Administração de Condomínios nas escolas IMEP e SECOVI com sede em Balneário Camboriú/SC.