O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Artigos e opiniões

MEI: Transparência ao contratar serviços para o condomínio

Prestadores de serviços que emitem notas fiscais oferecem garantias fiscais, trabalhistas e previdenciárias tanto para eles quanto para os contratantes

24/11/22 10:42 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Odimar Manoel*

Sabe aqueles recibos comprados na papelaria e usados para comprovar certos serviços do condomínio nos balancetes? São inaceitáveis hoje, pois sua prática colocava a gestão sob suspeitas além de gerar complicações fiscais.

Criado em 2008, pela lei complementar 128, o MEI (Micro Empreendedores Individuais) tem permitido a formalização de 467 atividades profissionais, entre elas, encanador, pintor, jardineiro, eletricista, pedreiro, dedetizador e vidraceiro, dos quais muito são utilizados pelos condomínios.

Os riscos de recibos informais para o condomínio

A lei revolucionou a forma de contratação destes prestadores de serviços. Antigamente, muitos síndicos contratavam pequenos prestadores autônomos à margem da lei fiscal.

O pagamento comprovado apenas por recibo não oferecia as garantias necessárias ao contratante. Muito embora o profissional seja qualificado, sua prestação não é formal e até mesmo, ilegal, pois expõe o condomínio a eventuais infortúnios  fiscais, trabalhistas e previdenciários futuros.

MEI e as notas fiscais: Garantias para contratante e contratado

O MEI deu lugar a uma prestação de contas transparente, confiável e segura nas contratações de serviços, que antes estavam sob suspeitas. Agora fica tudo muito claro quando o conselho analisa um balancete, com despesas comprovadas por notas fiscais.

A nota fiscal retira o olhar de desconfiança sobre o síndico, que  sente-se mais tranquilo, sabendo que o prestador cumpre as determinações fiscais, estando também coberto pela seguridade social em caso de acidente de trabalho na execução dos serviços no condomínio. 

O MEI é de fato uma solução revolucionária das áreas fiscais, trabalhistas e previdenciárias, tanto para o condomínio quanto para o prestador que, com um pequeno custo mensal, mantém-se formalizado, com acesso ao crédito e assessoria do SEBRAE, possibilitando mais qualidade em seus serviços, expansão dos seus negócios e profissionalização nos seus processos.  

(*) Prof. Odimar Manoel é auditor condominial pela Upcondo e instrutor de cursos para síndicos e gestores.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet