PROAD: certificação para administradoras de condomínio
Entenda como funciona o programa, que tem a missão de certificar as empresas com base em critérios de padrão de qualidade
O segmento condominial tem uma profusão de administradoras atuando sem um padrão definido, prestando serviços de muito bons a muito ruins; por vezes, sem critérios de transparência, diretrizes ou procedimentos.
“Essa situação causa uma disparidade enorme entre as administradoras, praticamente deixando os síndicos sem nenhuma referência para fazer a sua escolha”, avalia Omar Anauate, diretor de condomínio da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).
Como, então, fazer a escolha certa da administradora?
O Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios (PROAD) – um selo que garante a excelência na administração de condomínios – foi criado justamente para ajudar o síndico nesse desafio.
Como funciona a certificação PROAD
Com a realização do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e da AABIC, o programa avalia minuciosamente todos os serviços de cada empresa. No final do processo, emite o selo de certificação àquelas que atendam as normas e os procedimentos estabelecidos no regulamento do programa.
Tudo auditado pelo grupo internacional Bureau Veritas, fundado em 1828, líder mundial em certificações.
A AABIC e o Secovi-SP atuam no conselho de ética e credenciamento do PROAD. De acordo com Marco Gubeissi, diretor de administradoras do Secovi-SP, cabe às entidades fixar as diretrizes, fiscalizar a execução, examinar e deliberar sobre as questões relativas ao cumprimento do regulamento do programa.
Requisitos para certificação PROAD
Entre os requisitos exigidos, a administradora precisa:
- Atuar no segmento de administração condominial por pelo menos cinco anos;
- Ter capital social integralizado mínimo de R$ 200 mil em seu balanço patrimonial;
- Ser associada às entidades AABIC e Secovi-SP;
- Atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial, relacionados a crimes contra o patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
- Não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados, inclusive dos sócios e principais executivos.
Benefícios para todos do segmento de condomínios
Ao elevar os padrões de qualidade necessários em prestação de serviços para condomínios, todo o setor atinge um novo patamar de qualidade, por consequência.
Bom para os síndicos, que contam com um selo de certificação que atesta a credibilidade e a competência da empresa escolhida.
“Contratar uma empresa que está fora desses padrões é colocar em risco a vida do condomínio”, diz Anauate.
Para as administradoras, investir no PROAD é importante, principalmente se buscam constantemente melhorias em suas atividades e almejam um lugar de destaque no mercado competitivo.
Validade da Certificação PROAD
O selo tem validade de dois anos, para que as administradoras de condomínio mantenham o mesmo padrão de qualidade ao longo do tempo.
A empresa certificada passará por novo processo de auditoria do Bureau Veritas depois de um ano, para a verificação da manutenção da certificação.
“Essa é a missão do PROAD: deixar para trás aquilo que já não cabe mais ao mercado, para valorizar e expor as boas práticas”, resume Anauate.
- Conheça mais sobre o PROAD
- Veja aqui lista das Administradoras com selo PROAD
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.