O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Protocolo contra incêndios

Estratégia de condôminos em SP inclui brigadas e comunicação virtual

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores criam protocolos para conter incêndios em vegetações próximas a condomínios na zona Sul de Ribeirão Preto, SP

Objetivo é barrar os focos das chamas no início, para evitar que invada as casas. Estratégia conta com brigadas treinadas e grupos de comunicação pela internet.

Moradores da zona Sul de Ribeirão Preto (SP) criaram protocolos para conter incêndios em vegetações próximas a condomínios. A proposta é evitar que o fogo avance pelos muros e invadam as casas, principalmente no período de estiagem.

A estratégia dos moradores é montar brigadas em condomínios e grupos de comunicação pela internet para facilitar o combate às chamas de forma rápida.

Analista ambiental da Associação Alphaville, Laura Detore Develey explica que até os agentes da estação ecológica da Mata de Santa Teresa estão envolvidos na ação. A área foi alvo de grandes queimadas nos últimos anos.

Ela explica que há um monitoramento por câmeras perimetrais e por drone para identificar o foco do fogo. Depois, o Corpo de Bombeiros é acionado. Enquanto a corporação não chega, caminhões-pipa de equipes de jardinagem começam os trabalhos pela região.

"É um trabalho preventivo. Antes de começar essa época de seca a gente tem os aceiros no entorno do condomínio, que a gente faz essa terraplanagem, aumenta para o tráfego do pipa, a gente faz o contato com os vizinhos. Todos, na época de seca, já ficam avisados de como a gente vai trabalhar com tudo isso. E quando tem um foco a gente trabalha para fazer isso sumir o mais rápido possível, tentar resolver o mais rápido possível para não alastrar”.

Fogo nos últimos anos

Em setembro de 2020, uma área verde ao lado de condomínios na zona Sul foi atingida pelo fogo. As chamas começaram em um canavial próximo ao bairro Vila do Golfe.

Com o vento e o tempo seco, o incêndio se propagou até uma área de preservação e um trecho da Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado precisou ser interditado. Um redemoinho de fogo chegou a se formar no local.

Os moradores dos condomínios precisaram até pegar extintores das próprias casas para tentar controlar as chamas.

No ano passado, em agosto, um incêndio destruiu uma área com cerca de 50 mil metros quadrados de vegetação na zona Sul.

Na região, ficam dois condomínios de casas. O fogo chegou a ficar próximo do muro de um dos locais, mas as chamas não invadiram as residências, apenas a fumaça se alastrou por conta do vento. Ninguém se feriu.

"A gente tem bastante área de mata queimada, prejuízo para mata e flora, e para a gente também é um impacto muito grande depois do incêndio. A gente vê tudo aquilo preto, a fauna vindo para o condomínio, é um prejuízo muito grande", disse Laura.

Resultados positivos

O membro do conselho de segurança de outro condomínio na zona Sul, Luís Carlos Antonini, afirma que o projeto tem dado resultado.

No ano passado ao menos 13 focos foram contidos. Nesse ano, já foram quatro, sendo último na segunda-feira (1º).

Ele credita isso à agilidade de comunicação no grupo e ao treinamento das brigadas dos condomínios para mexer com equipamentos como hidrantes, bomba costal e abafador.

“A gente começou a perceber que todo ano a gente ia ter problemas com estiagem. Tanto os produtores rurais quanto os moradores de associações de condomínio e entidades públicas, como gestores da mata de Santa Teresa, Verificamos que todo ano a gente ia ter esse problema. Porque não juntar todo mundo para pensar junto em ações que possam agir na área de prevenção, reação e educação ambiental também?”.

 

https://g1.globo.com/

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet