Queda de cx. d´água
Prédio no DF foi desocupado após acidente
[17/11/2020] DF Legal autuou 35 vezes prédio em Vicente Pires onde caixa d’água se rompeu
O desabamento aconteceu no Imperium Residencial, na tarde desse domingo (15/11). Equipe do órgão de fiscalização voltará ao local
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) afirma que o prédio onde uma caixa d’água se rompeu, em Vicente Pires, foi alvo de fiscalização da pasta 35 vezes, entre 2017 e 2020. O condomínio teria recebido autos de infração, autos de interdição e ações fiscais (multas), entre outras.
O desabamento aconteceu no Imperium Residencial, na tarde desse domingo (15/11). A base de sustentação da caixa d’água, de 30 mil litros, cedeu, destruindo parte da cobertura do edifício. Quatro casas vizinhas e dois veículos foram atingidos pela água que transbordou e por destroços desprendidos da estrutura e do edifício. Ninguém se feriu.
Segundo o síndico do residencial, Bruno Valdez, 29 anos, o acidente aconteceu devido a um erro de execução na obra da base do equipamento de distribuição de água. “A impermeabilização da base foi mal feita, o que umidificou o concreto da estrutura e, com o peso e oxidação, cedeu”, explicou.
Ele ficou surpreso quando soube que o acidente não teve maiores proporções. “Não sei como os senhores que moram aqui ao lado saíram vivos. Foi milagre ninguém ter morrido”, admite o autônomo, após ver os estragos provocados pela força água. Entre os habitantes das casas atingidas, havia dois idosos e um casal com um bebê de colo: todos saíram ilesos do incidente.
[16/11/2020] Prédio em Vicente Pires é desocupado após rompimento de caixa d'água
Moradores foram acordados pelos bombeiros, às 4h deste domingo (15). Quatro casas vizinhas acabaram atingidas; ninguém se feriu
Moradores de um prédio, na rua 4, em Vicente Pires, foram acordados pelos bombeiros, às 4h deste domingo (15), para deixarem os apartamentos. Segundo a Defesa Civil do Distrito Federal, a caixa d'água que ficava no topo da construção, com capacidade para 35 mil litros, se rompeu, colocando em risco a estrutura do prédio.
O edifício tem sete andares e 70 apartamentos. Ninguém ficou ferido. Porém, quatro casas vizinhas foram bastante danificadas e dois carros acabaram amassados (veja imagem abaixo).
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, coronel Alan Alexandre Araújo, as equipes dos bombeiros foram acionadas durante a madrugada, para uma ocorrência de desabamento.
"Assim que chegaram, os bombeiros perceberam que houve um rompimento da estrutura da caixa d'água e evacuaram o prédio", disse Araújo.
Ainda segundo a Defesa Civil, quatro casas na vizinhança foram atingidas. Pedaços da caixa d'água que caíram provocaram destelhamento e amassaram os carros.
No final da manhã, o coronel Alan Alexandre Araújo explicou que todos os moradores terão que sair do local. "O prédio ficará vazio até que o engenheiro responsável pela obra apresente a documentação exigida e que se possa sanar possíveis falhas na estrutura", apontou.
Fonte: https://g1.globo.com e https://www.metropoles.com