Queda de muro
Após 7 meses, entulho em condomínio é retirado
Escombros sobre carros soterrados por queda de muro em condomínio são retirados após sete meses, em Curitiba
Dez carros e uma motocicleta foram atingidos pela queda do muro em abril de 2019
Sete meses após a queda de um muro soterrar dez carros e uma motocicleta em um condomínio residencial de Curitiba, os escombros começaram a ser retirados do local nesta terça-feira (5).
Segundo a síndica do residencial, a previsão é que os carros atingidos sejam removidos do local a partir desta quarta-feira (6).
O muro, de aproximadamente dois metros de altura, caiu sobre os veículos na noite de 8 de abril. Chovia na hora da queda. Ninguém se feriu.
De acordo com a síndica do condomínio, Marilene Casemiro da Silva, o material começou a ser retirado após o residencial firmar um acordo extrajudicial com o proprietário do terreno vizinho para que as despesas com a remoção dos carros e construção de um novo muro fossem cobertas.
"Foi uma negociação longa, e o valor era muito acima do que o seguro do condomínio cobria", afirmou a síndica.
De acordo com ela, o seguro do condomínio cobriu R$ 56 mil das despesas totais. O restante foi bancado pelos seguros dos veículos atingidos e pelo acordo.
Na época, a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) afirmou que a queda do muro foi causada pela chuva.
Segundo a inspeção do órgão, a chuva causou infiltração no solo e aumento na sobrecarga da estrutura, provocando a queda do muro.
A área residencial não foi afetada. O conjunto residencial fica no bairro Campo Comprido e tem 272 apartamentos, com cerca de 750 moradores.
Fonte: https://g1.globo.com/