Queda de sacada
Condomínio no RS deverá apresentar laudo estrutural
Sacada de prédio desaba em Porto Alegre
Fato ocorreu no bairro Menino Deus na manhã desta quarta-feira (5). Ninguém ficou ferido
A sacada de serviço de um prédio, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, desabou na manhã desta quarta-feira (5).
A sacada ficava no primeiro andar do prédio e caiu na área interna do condomínio, que fica na Avenida Getúlio Vargas. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos, apenas dois carros foram atingidos.
Um morador do prédio, que não quis se identificar, afirma que o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) mostrou algumas falhas e rachaduras no prédio, e que iria ser feito um reforço.
"As sacadas não são usadas pelos moradores, e ninguém sabe porque caiu. Com a sacada, ninguém imaginava nada, não tinha nenhum problema", disse.
Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informou que o condomínio terá que apresentar "de forma imediata" um laudo técnico de inspeção predial (LTIP) com informações sobre as condições estruturais da sacada, além de informações sobre as condições do prédio, como questões de elétrica e hidráulica. Até apresentação do laudo, a área permanecerá isolada. (leia nota abaixo)
Moradores de prédios próximos relataram ouvir um barulho muito forte e um tremor no chão.
A Defesa Civil e engenheiros foram acionados para identificar as causas do desabamento, ainda desconhecidas.
Nota da Smams
Na manhã desta quarta-feira (5), equipe da Unidade de Manutenção Predial (UMP) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realizou vistoria na Avenida Getúlio Vargas, 1638, onde ocorreu a queda da sacada de um prédio. Por se tratar de uma sacada em área recuada ao alinhamento predial, sem projeção para o logradouro público, a Lei 6323/88 não obriga a apresentação de Laudo de Marquise. O condomínio do prédio, porém, terá de apresentar de forma imediata o Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP) com informações sobre as condições estruturais da sacada existente, além das informações sobre as demais condições do prédio, como questões de elétrica e hidráulica. Até a apresentação do LTIP e a eliminação dos riscos, a área permanecerá isolada.
Fonte: https://g1.globo.com/