Reabertura de espaços
Rodrigo Karpat dá orientações no programa 'É de Casa'
Advogado esclarece dúvidas na abertura das áreas comuns dos condomínios
No 'É de Casa', especialista orienta que cuidados devem ser reforçados, com higienização e distanciamento; síndico pode ser responsabilizado em caso de omissão dos mesmos
Apesar da pandemia de coronavírus, muitos estados já estão flexibilizando o isolamento social e, consequentemente, os condomínios também estão afrouxando as regras para o uso das áreas comuns. Advogado especialista em direito condominial, Rodrigo Karpat esclarece dúvidas a respeito do tema, no É de Casa.
Segundo Karpat, é preciso bom senso acima de tudo, com atenção às medidas rigorosas de higienização e distanciamento.
"Os cuidados devem permanecer, não podem ser relaxados, com medidas de higienização e uso de máscaras. A reabertura deve acontecer de forma programada para não expor os moradores à contaminação. É de bom tom que seja consultada uma assembleia - virtual, que fique bem claro! - que defenda a segurança dos moradores."
Ainda de acordo com o advogado, devem ser privilegiadas as áreas abertas dos condomínios - quadras e parquinhos - com pouca aglomeração e mantendo as medidas de distanciamento. Já salões de festas, churrasqueiras e academias devem ficar para um segundo momento pois há uma exposição maior ao vírus.
E será que o síndico pode ser responsabilizado em caso de contaminação no prédio?
"Se for provado que foi uma omissão dos cuidados por parte do condomínio, sim, por isso é preciso muita cautela."
Fonte: https://gshow.globo.com