Exposição digital
RJ: Condomínio move ação judicial para impedir gravação de reality
Condomínio no Rio vai à Justiça para proibir 'reality show' em mansão: 'Viés mais conservador'
Vizinhança está em polvorosa com a realização de festas e a gravação de um reality show em um dos imóveis do Vivendas do Bosque
A Associação dos Moradores das Vivendas do Bosque, responsável pela administração de um condomínio de alto padrão na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, está em polvorosa.
Desde o final de 2023, um dos proprietários resolveu oferecer seu luxuoso imóvel para eventos. Pois as seguidas festas e movimentação de um "fluxo de pessoas incompatível com a rotina do condomínio" começou a desagradar a vizinhança.
Em fevereiro, porém, a situação pirou, segundo a associação. O proprietário da casa alugou a mansão, que nos últimos meses tem sido usado para festas e a gravação de um "reality show". Um exemplo do mal-estar criado é que a polícia teve de ser chamada para encerrar uma pândega no local.
"Eventos diários durante um período determinado com a presença de celebridades da internet; pessoas circulando em trajes de banho pelas áreas comuns do condomínio fazendo filmagens que vão à rede; drones captando tanto as imagens da Mansão 40 graus quanto das casas vizinhas; tudo isso transmitido ao vivo pelo YouTube, e monetizado por empresas de apostas tipo BET", reclama o condomínio.
Nas redes sociais, é possível encontrar o perfil "Mansão 40 graus", que conta com quase 70 mil seguidores, e que em 14 de abril anunciou a realização de um reality show com "celebridades" da internet a ser gravado na casa.
Dos quase 150 proprietários de residência no local, cerca de 110 assinaram abaixo assinado contra a realização do evento digital. Na Justiça, a Associação pede liminar para obrigar o dono da "Mansão 40 graus" a não realizar festas ou eventos do tipo. O caso está na 3ª Vara Cível da Regional da Barra da Tijuca.
"A comunidade de moradores se sente aviltada, tanto num conceito de honra objetiva, quanto na dignidade específica de cada componente, honra subjetiva. Isso porque que cada ambiente e seguimento possui as suas cláusulas morais implícitas e explicitas, e um vetor interpretativo que as acompanha. No caso do Vivendas, tais comportamentos se chocam com a maioria absoluta das famílias que ali residem, que possuem um viés mais conservador em seus costumes", cita a associação.
Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/04/condominio-de-bacanas-no-rio-vai-a-justica-para-proibir-reality-show-em-mansao-vies-mais-conservador.ghtml