Condomínio em SP define regras de uso das áreas comuns
Um condomínio no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, com três grandes torres, mais de 300 apartamentos e um total de 1,5 mil moradores, possui muitas áreas de lazer, como churrasqueira, brinquedoteca, quadra poliesportiva e piscina. Mas para evitar transtornos e controlar uso de visitantes, os moradores decidiram criar regras de convivência para os espaços comuns, como mostrou reportagem do SPTV desta terça-feira (31).
O zelador José Vitor de Paula conta que antes da criação das regras, a área da piscina era motivo de transtornos. “Era complicada porque o pessoal frequentava. Tinha muito visitante a gente não podia controlar todo mundo, então, não tinha como controlar o pessoal porque o pessoal convidava muita gente. daí tinha evento na churrasqueira e o pessoal vem para churrasqueira e quer ir para piscina. Daí ficava difícil”, conta o zelador.
Mas as coisas mudaram. A síndica profissional Roberta Cavata conta que há três meses numa reunião de condomínio acalorada ficou decidido que cada apartamento tem direito a dois convidados na piscina.
“Teve bastante gente contra, mas nos apartamentos mesmo, teve maioria, conseguimos chegar num bom senso”, conta a síndica Roberta Braga.
A situação divide opiniões. “Acho que quando o convidado está como hóspede que vem assim para dormir, não é uma visita, é um hóspede, aí tudo bem, mas como visita não sei, não acho muito legal, não”, diz a moradora Beatriz Martins.
Por enquanto o preço do condomínio permanece o mesmo porque não há um controle oficial dos convidados na piscina. Assim a síndica conta com o bom senso dos moradores. Mas quando houver um controle dependendo dos recursos usados para isso a taxa do condomínio poderá subir.
“Depende do tipo de instrumento que a gente vai utilizar para fiscalização. se vai ser cartão, se vai ser fitinha, se vai ser só exame médico, se a gente vai colocar uma pessoa pra poder fiscalizar”, avisa a síndica.
Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/
Matérias recomendadas