Fogo em apartamento
SP: Incêndio no 9º andar de prédio pega moradores desprevenidos
Idosos levados no colo e resgate de animais: moradores relatam drama durante incêndio em apartamento em Campinas
Fogo atingiu imóvel no 9º andar do prédio, que fica na Rua Almirante Tamandaré. Uma funcionária estava no local e conseguiu sair sem ferimentos.
O incêndio que atingiu um apartamento de alto padrão em Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (29), assustou moradores e chamou a atenção de quem passava pelo bairro do Cambuí. O prédio, que fica na Rua Almirante Tamandaré, precisou ser evacuado durante o combate às chamas e a fumaça tomou conta do 9º andar.
Dentro do imóvel estava uma funcionária, que conseguiu sair sem ferimentos. Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas a mulher teria dito a uma vizinha que o fogo começou em um quarto e que um estralo foi ouvido enquanto ela fazia um suco.
O empresário Fabrício Evangelista relata que estava tomando banho quando foi surpreendido. "Liguei na portaria para saber o que tinha acontecido e ele disse que era para descer porque tinha pegado fogo. A gente sentiu o cheiro na hora que começou a descer as escadas, porque meu apartamento é mais alto do que o que estava pegando fogo".
Apesar da pressa, ele e outros vizinhos não deixaram de auxiliar moradores que precisavam de suporte para deixar o local. "A gente entrou nas escadas e os moradores estavam todos descendo, só que nós temos algumas senhoras que não andam, então teve que levar no colo".
Eli e Elisabete estavam no trabalho quando souberam do fogo e correram para casa. A maior preocupação era com o pet da família. "Só tinha a cachorrinha, mas graças a Deus está tudo tranquilo. Os bombeiros resgataram", disse o homem. Segundo as equipes, apartamentos precisaram ser arrombados durante a procura por pessoas e pets que pudessem ter ficado para trás.
Sabrine, que mora ao lado do apartamento incendiado, conta que teve dificuldade para acessar as escadas. "Escutei o alarme e falei: vamos embora. Quando cheguei na área de serviço, a fumaça já estava em metade do corredor e não dava para sair. Eu, ela [funcionária] e o cachorro saímos pelo elevador social mesmo. Não tinha como sair pela escada. A fumaça estava muito grande ali".
A moradora também fez críticas quanto à demora do Corpo de Bombeiros. "Eu tentei ligar para várias vezes e só cai no atendimento eletrônico. O bombeiro não atende. Você liga, tem musiquinha e não atende. Eu liguei duas vezes para a polícia para falar: 'pelo amor de Deus, transfere para o bombeiro, pede para o bombeiro vir'. Passei o endereço e o bombeiro não atendeu".
De acordo com a corporação, as viaturas começaram a chegar ao local em 18 minutos a partir do despacho da ocorrência. Em cinco minutos a partir da primeira ligação, foram mais de 50 chamados para o mesmo caso. Ao todo, quatro viaturas foram enviadas e extinguiram as chamas por volta de 11h30. Os trabalhos de ventilação e resfriamento continuaram até 12h15.
Logo que o trabalho dos bombeiros foi concluído, a Defesa Civil iniciou uma vistoria no andar atingido. O objetivo é saber se a estrutura do prédio foi comprometida. Uma perícia da Polícia Científica também deve apontar as causas da ocorrência.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/08/29/idosos-levados-no-colo-e-resgate-de-animais-moradores-relatam-susto-durante-incendio-em-apartamento-em-campinas.ghtml