Condomínio: quais assuntos atraem mais moradores para as reuniões?
É comum que reuniões de condomínio que discutem vagas de garagem ou gastos extras sejam as que reúnem o maior número de condôminos, porém, outros assuntos também precisam ser discutidos com os moradores, por isso, o síndico precisa criar estratégias que atraiam mais pessoas para a reunião.
Segundo levantamento realizado pela Lello Condomínios, o sorteio de vagas na garagem costuma atrair índice superior a 85% dos condôminos. Outro tema que também atrai os moradores é a aprovação de rateio extra para a realização de obras, reforma e pintura ou instalação de novos equipamentos, que costuma reunir 70% dos moradores.
Entre as reuniões que atraem mais pessoas, está a de aprovação da verba orçamentária do prédio, cujo valor definirá a quota de condomínio mensal para os moradores. Nessas ocasiões, o comparecimento chega a 60% do total de condôminos, mesmo índice observado nas eleições para síndico.
De acordo com a gerente da Lello Condomínios, Angélica Delgado Arbex, reuniões de assuntos que interferem diretamente no dia a dia de cada morador costumam atrair mais moradores. “Realmente alguns assuntos chamam mais a atenção dos condôminos. Mas é fundamental que eles se mobilizem também em relação a outros temas debatidos nas assembleias, que são importantes para a vida em coletividade, tais como regras de segurança interna, funcionamento dos equipamentos de segurança das áreas comuns e medição individual de água e gás”, explica.
A gerente aconselha que, para atrair mais moradores para os temas menos interessantes, o síndico deve convocar reuniões que incluam alguns itens que atraiam maior interesse juntamente com temas menos chamativos.
“O ideal é que participe das assembleias o maior número de condôminos possível”, explica.
Menos atrativos
Enquanto a maioria dos condôminos está interessado em saber em qual vaga seu carro ficará, a parcela dos que se preocupam com a aprovação de normas é bem menor, chegando a 15% do total de moradores. Nas reuniões que abordam a realização de benfeitorias que não geram rateio, apenas 10% dos moradores costuma comparecer, já na apresentação das obras realizadas no período anterior e nas discussões sobre alteração no regulamento interno, o público chega a ser menor ou igual a 5% do total de moradores.
Fonte: http://www.infomoney.com.br
Matérias recomendadas