10 mudanças que confirmam a revolução na gestão condominial
De uma época em que a tecnologia era limitada e as operações eram baseadas em papel e interações pessoais, chegamos a era da digitalização. Veja 10 mudanças de lá pra cá
Imagine-se em uma viagem no tempo que nos leva da década de 1960 - quando os Beatles dominavam as paradas de sucesso e o mundo estava em transformação - até o ano de 2023, uma era caracterizada pela tecnologia avançada e uma compreensão profunda da importância da sustentabilidade e da eficiência.
Nessa jornada, exploraremos as diferenças que definem essas duas épocas na gestão de condomínios, destacando como a evolução tecnológica e as mudanças culturais revolucionaram completamente a forma como vivemos e administramos nossos condomínios. Confira!
1. Comunicação porta a porta x digitalização da comunicação
Na década de 1960, os condomínios dependiam da comunicação porta a porta e conversas só ocorriam nos corredores, portarias e em assembleias.
Bilhetes eram usados para deixar recados. Em contraste, em 2023, a comunicação é totalmente digital.
Aplicativos específicos para condomínios, de mensagens instantâneas, redes sociais e e-mails revolucionaram a maneira como moradores e administradores interagem. A informação flui em tempo real, tornando a comunicação mais eficiente e acessível.
2. Controle de acesso: dos porteiros às tecnologias de última geração
Na década de 1960, o controle de acesso era realizado principalmente por porteiros presenciais que reconheciam moradores e visitantes. Chaves físicas eram comuns.
Em 2023, sistemas de controle de acesso avançados, como reconhecimento facial e dispositivos móveis, transformaram a forma de habitar.
Essas tecnologias garantem não apenas segurança, mas também conveniência aos moradores.
3. Manutenção: de reparos manuais a registros digitais e agendamentos online
Na década de 1960, reparos e manutenções eram manuais, frequentemente com registro impreciso.
Moradores confiavam na memória e só aconteciam manutenções corretivas. Em 2023, a gestão de manutenção é altamente eficiente.
Registros digitais detalhados, aplicativos específicos com todas as normas da ABNT e NRs facilitam e economizam tempo, além de garantir que tudo funcione perfeitamente.
4. Pagamento de taxas: de coletas presenciais a pagamentos online
Nas décadas passadas, o pagamento de taxas condominiais era presencial, muitas vezes em dinheiro ou cheque, com recibos em papel e a cobrança era feita porta a porta. Isso mesmo!
Em outros momentos, os moradores colocavam o dinheiro debaixo da porta do apartamento do síndico.
Em 2023, os pagamentos são digitais, com boletos enviados por e-mail via aplicativos e com opções de pagamento online. Mais segurança e conveniência para todos. Além do quesito transparência.
5. Contabilidade: de registros em papel a software especializado
Na década de 1960, a contabilidade era manual e mais propensa a erros. Isso quando tinha, pois muita coisa era informal e na confiança.
Em 2023, softwares especializados gerenciam as finanças condominiais com precisão e eficiência, proporcionando transparência financeira.
Agilidade para administradora de condomínio, eficiência para o síndico, sobrando tempo para ele fazer a gestão de pessoas, seja com o morador, seja com os funcionários.
6. Gestão de documentos: de arquivos físicos a armazenamento digital
Os documentos eram físicos na década de 1960. Muitas vezes perdidos em arquivos de papel, os documentos eram guardados no guarda-roupa do síndico.
Em 2023, o armazenamento digital facilita a organização e acesso rápido a informações importantes.
Este serviço é oferecido pelas administradoras de condomínio onde seus aplicativos já possuem tal recurso, garantindo a segurança contábil que os documentos precisam.
7. Sustentabilidade: de pouca ênfase a práticas sustentáveis
Nas décadas anteriores, sustentabilidade não era prioridade. Em 2023, condomínios adotam práticas sustentáveis, como energia solar e reciclagem, contribuindo para um mundo mais verde.
8. Reserva de espaços: de agendamento manual a reservas online em tempo real
Na década de 1960, agendar espaços comuns era manual e demorado, muitas vezes era um prancheta na porta do salão de festas ou na portaria.
Em 2023, reservas são feitas online em tempo real, economizando tempo e esforço.
9. Atendimento ao morador: de limitado a portaria a canais digitais
O atendimento era limitado à portaria na década de 1960. Em 2023, surgem os aplicativos de conversas e conveniência com inteligência artificial, onde respondem mais de 70% das perguntas feitas pelos moradores, oferecendo assim um serviço de atendimento 24 horas por dia.
10. Transparência: de informações limitadas a portais online com dados atualizados
As informações eram limitadas. Se os moradores quisessem saber de algo, tinham que perguntar para o porteiro ou ir ao mural de recados que o síndico deixava as principais notícias - quando ele tinha interesse.
Em 2023, os aplicativos enviam informações atualizadas sobre finanças, reuniões e documentos importantes, promovendo maior transparência.
A tecnologia facilita
Para concluir, digo que a evolução da gestão condominial ao longo dessas décadas é notável.
De uma época em que a tecnologia era limitada e as operações eram baseadas em papel e interações pessoais, chegamos a uma era em que a digitalização, segurança avançada e sustentabilidade são fundamentais.
É importante lembrar que, apesar das mudanças tecnológicas, a base da gestão condominial permanece a mesma: criar um ambiente seguro e acolhedor para os moradores.
A combinação do melhor do passado com as inovações do presente nos permite construir comunidades mais fortes e conectadas para o futuro.
(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/).