Roubo de cabos
Ação na Zona Norte do RJ prejudica condomínio
Moradores voltam a relatar furto de cabos no Maracanã: 'Os caras fazem a festa', diz síndico
Segundo eles, ação dos bandidos é diária e prejudica inclusive o trabalho remoto durante a pandemia. Câmeras de segurança flagraram furto de sinal de trânsito
Moradores do Maracanã, na Zona Norte do Rio, reclamam de furtos de cabos de energia e telefonia. Segundo eles, o problema é antigo, mas com a pandemia se intensificou. A ação dos bandidos, segundo eles, acontece diariamente.
Uma das ruas mais atingidas pela ação dos bandidos é a Ibituruna.
Síndico de um prédio no Maracanã, Marcelo Soares conta que a ação de bandidos já é conhecida da vizinhança.
“É recorrente, desde que começou a pandemia. Uma coisa que era muito difícil de acontecer virou rotineira. Diariamente, eles vêm. Dia após dia, roubando cabos. Roubam e a gente fica sem o serviço. Essa que é a verdade”.
Normalmente, os roubos são de cabos telefônicos, mas há relatos também de furtos de cabos de luz. Com isso, moradores ficam sem internet, telefone, televisão e luz.
E com a pandemia, mais pessoas estão em casa, inclusive trabalhando em home office. Sem sinal, muitos moradores não conseguem trabalhar.
Segundo Marcelo, mesmo com patrulhamento e com registros feitos pelas câmeras de segurança, os bandidos conseguem fugir.
“O patrulhamento até acontece, mas eu acho que é um pouco falho porque os caras conseguem o objetivo, que é roubar os cabos. Eles conseguem fazer a festa e a polícia, uma vez, conseguiu prender uma dupla e só. A gente fica à mercê deles”, diz Marcelo.
Furto de sinal de trânsito
Também na Zona Norte, câmeras da CET-Rio flagraram, no dia 24 de julho, o furto de sinal de trânsito na esquina das ruas Professor Manuel de Abreu e Professor Eurico Rabelo.
Segundo a CET-Rio, o furto de equipamentos semafóricos pode deixar cruzamentos apagados, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.
O prejuízo anual chega a R$ 320 mil.
O que diz a PM
Em nota, a PM informou que mantém patrulhamento constante na região e que essa ação normalmente é praticada por pessoas em situação de vulnerabilidade. A corporação pede que os moradores acionem a patrulha sempre que houver um furto para tentar coagir a ação dos criminosos. Confira abaixo a íntegra da nota.
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar esclarece que o combate aos delitos de roubos e furtos de equipamentos urbanos, fios, cabos, placas, portões etc é feito por meio de patrulhamento ostensivo de rotina e na atuação diante de situações de flagrante.
Vale esclarecer que muitas dessas ações são cometidas por indivíduos em situação de vulnerabilidade, que vivem expostos nas ruas, e que a prática delituosa somente é constatada quando em flagrante ou quando há identificação dos envolvidos após abertura de procedimento investigativo, conduzido a partir de registros de ocorrência e análises de imagens captadas por câmeras de segurança.
É importante ressaltar que, ao presenciar um delito, o cidadão faça o acionamento via Central 190 assim que possível, para que sejam realizadas as ações imediatas por parte de nossas equipes."
Fonte: https://g1.globo.com