'Roupa mais adequada'
Moradora de Brasília recebe notificação de vizinhas
Moradora de Brasília diz que vizinhas mandaram mensagem pedindo que ela deixe de usar 'shortinhos' no condomínio
Texto assinado por 'conselho de mulheres' diz que roupas estavam constrangendo casais. Najhara Noronha, de 36 anos, acionou advogado para avaliar caso e espera resposta do síndico sobre assunto
A técnica de laboratório Najhara Noronha, de 36 anos, estava em casa, em Brasília, na quarta-feira (17), fazendo uma prova online da faculdade, quando foi surpreendida com um e-mail. Segundo ela, vizinhas pediram que a moradora do Sudoeste não transitasse nas áreas comuns do prédio com roupas de academia e "shortinhos" (veja texto aqui).
A notificação, com o título "Solicitação de vestuário apropriado", foi assinada pelo "Conselho de Mulheres" do condomínio. O texto pede que Najhara não use "vestes que não sejam bermudas ou roupas mais adequadas". A justificativa, é que a vizinha estava fazendo os casais se sentirem constrangidos.
A moradora conta que após receber o e-mail procurou dois funcionários do prédio, que não souberam informar de onde saiu a mensagem, e nem falar sobre a existência de um Conselho de Mulheres. Najhara diz que, então, acionou um advogado "para analisar o caso", e o síndico – que, segundo ela, até a manhã desta quinta-feira (18) não havia respondido.
O G1 também não conseguiu falar com o síndico do condomínio até a última atualização da reportagem.
Najhara diz que mora no local há um ano e cinco meses, e que usa pouco as áreas de convivência. "Circulo apenas quando saio pra praticar esportes", explica, ao se declarar surpresa com o e-mail.
"A questão de um grupo de mulheres, ou apenas uma mulher, se achar no direito de definir o que eu posso vestir ou não, não há nada que justifique um comportamento desses", diz Najhara.
Perlla diz ser notificada por condomínio, é desmascarada e apaga mensagens
Perlla usou seu Instagram oficial no fim da tarde de hoje para compartilhar o print de uma notificação que falava sobre o uso de "roupas inadequadas". A cantora afirmou que recebeu a mensagem do condomínio onde mora, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e fez uma série comentários a respeito da situação.
Entretanto, alguns usuários apontaram para o fato de que a notificação utilizada foi originalmente publicada por Najhara Noronha, de 36 anos. Ela mora em Brasília, Distrito Federal, e deu entrevista ao G1 para dizer que acionou um advogado para cuidar do caso. A mesma imagem foi publicada nas redes sociais de Najhara e também apareceu no conteúdo do site.
Ao publicar a imagem alegando ter recebido a notificação, Perlla se manifestou nos Stories do Instagram e ironizou os vizinhos que reclamaram de suas vestimentas. Na sequência, a cantora apagou todos os conteúdos em que comentava sobre o caso.
O comunicado no perfil de Perlla teve o e-mail do destinatário apagado bem como a informação de que o imóvel se tratava de um apartamento. A data e o horário do envio da notificação permaneceram iguais à publicação original.
No texto, o Conselho de Mulheres do condomínio solicitava que a "moradora que não transite em áreas comuns com vestes que não sejam bermudas ou roupas mais adequadas. Assim como roupas de academia e 'shortinhos', fazendo com que casais se sintam constrangidos! Caso precise de auxílio, estamos à disposição. Atenciosamente".
"Recebi um comunicado do meu condomínio porque fiz minhas fotos de lingerie. Bonitas, fiquem tranquilas, não gosto de homens casados. Segundo, não pego homens do mesmo condomínio porque acho isso um erro. Terceiro, segurem seus maridos porque, na verdade, as coisas só acontecem se seu marido olhar para onde não deve", disse Perlla.
"A casa é minha, eu tenho que trabalhar, tenho que fazer minhas fotos de lingerie. Se o seu marido está olhando para dentro da minha casa, arranca o olho dele. Caso contrário, eu vou continuar trabalhando porque recebo para trabalhar."
Por fim, Perlla deixou claro que "não gosta de homem casado" aconselhou as mulheres do Conselho a colocarem uma venda nos olhos de seus maridos:
"Mas fique tranquila, minha amiga, não gosto de homem casado. Aquilo que não gosto que façam na minha casa, eu não gosto de fazer na casa dos outros. Porque já fizeram na minha família, na minha casa, e é por isso que hoje estou solteira. Vou repetir: não gosto de homem casado, mas segura o olho do teu marido, bota uma venda".
O UOL entrou em contato com a cantora, mas ainda não obteve um retorno.
Fonte: https://g1.globo.com e https://www.uol.com.br.