Deslizamento de terra
BA: Ruptura de tubulação afeta imóveis vizinhos a condomínio
Tubulação de condomínio rompe, causa deslizamento de terra e casas são invadidas por lama em Salvador
Situação aconteceu na manhã de sexta-feira (23). Codesal enviou equipes para avaliar imóveis.
A tubulação de um condomínio rompeu e causou um deslizamento de terra na manhã desta sexta-feira (23), no bairro do Ogunjá, em Salvador. Por causa da situação, aos menos, cinco casas foram invadidas por lama.
O caso aconteceu na Travessa Sérgio Frances. Os moradores temem que o muro do condomínio desabe e atinja as casas.
Uma das moradoras que deixaram o imóvel foi a idosa Maria Augusta, que mora no local há 37 anos e convive com constantes alagamentos por causa da chuva.
"Quando eu cheguei aqui era mato. Acordei com o baque. Não somos bicho, meu filho é trabalhador", disse emocionada.
O morador Rafael Santos também teve todos os cômodos da casa alagados por causa da lama.
"Quando vi que o barranco desceu, vim com tudo, porque tem uma saída no fundo, para tirar meu filho. Se não, íamos ficar preso e poderíamos morrer", relatou.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que fez vistoria no local onde houve um deslizamento de terra. A Embasa está no local procedendo o reparo.
O barro desceu da encosta e caiu sobre uma cortina atirantada que existe no local e depois sobre os imóveis. Três casas foram atingidas, mas não houve danos estruturais, apenas perdas materiais.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) foi acionada para colocação de lona e limpeza da área. Uma pessoa foi ferida e atendida por unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/06/23/tubulacao-de-condominio-rompe-causa-deslizamento-de-terra-e-casas-sao-invadidas-por-lama-em-salvador.ghtml