Possível infiltração
RJ: Sacada se desprende de apartamento após interdição
[Atualização - 15/03] Defesa Civil decide interditar todas as sacadas de apartamentos em condomínio de Resende
Decisão foi tomada após a sacada de um dos apartamentos se desprender no último sábado.
A Defesa Civil decidiu interditar todas as 27 sacadas dos apartamentos de um condomínio na manhã desta quarta-feira (15) em Resende (RJ). O edifício fica na Rua Anita Garibalde, no bairro Liberdade.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após a sacada de um dos apartamentos se desprender no último sábado (11).
Após a incidente, a Defesa Civil fez uma vistoria no condomínio e identificou trincas em outras varandas.
Em nota enviada para a produção da TV Rio Sul, a prefeitura de Resende ressaltou que a estrutura do edifício não apresenta riscos, apenas as sacadas.
"Reiteramos que a Defesa Civil solicitou à síndica iniciar o escoramento de todas as sacadas, nas quais se manterão até a contratação de empresa especializada para eliminação dos riscos, com acompanhamento de profissional técnico especializado. Vale reforçar que a estrutura do prédio não apresenta riscos e as ações estão voltadas às sacadas. Para não haver qualquer parte que passe despercebida, adotamos o critério para que todas as sacadas sejam escoradas até a conclusão do trabalho, priorizando a vida dos moradores."
A administração do condomínio não se pronunciou sobre o ocorrido.
[14/03] Sacada se desprende de apartamento em Resende
Prédio fica na Rua Anita Garibalde, no bairro Liberdade. Ninguém ficou ferido.
Uma sacada se desprendeu de um apartamento no sábado (11) em Resende (RJ). O edifício fica na Rua Anita Garibalde, no bairro Liberdade. Ninguém ficou ferido.
Após se desprender, a estrutura ficou "apoiada" na sacada debaixo, que faz parte do mesmo apartamento (veja imagem abaixo).
De acordo com a Defesa Civil, a queda da sacada pode ter sido motivada por infiltrações. A estrutura já havia sido interditada em agosto de 2021 por apresentar rachaduras. Desde a época da interdição, ninguém morava no apartamento.
A estrutura da sacada, que ficou pendurada, foi retirada por um caminhão munck. Como medida de segurança, as sacadas dos apartamentos abaixo foram interditadas. O prédio não precisou ser evacuado.
Procurada pela produção do RJ1, a administração do condomínio não se pronunciou sobre o ocorrido.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2023/03/13/sacada-se-desprende-de-apartamento-em-resende.ghtml