Salão de festas
Estudo apresenta áreas mais utilizadas por condôminos e gastos
Quem usa o salão de festas do condomínio?
Segundo o estudo, as quadras de esporte são as áreas mais utilizadas e também as que geram os menores custos. Quadras poliesportivas são usadas durante 45% do ano por moradores de até 18 anos e 40% por adultos. Quadras de tênis têm 44% de utilização entre maiores de 18 anos. Esses equipamentos geram um custo de manutenção anual que representa menos de 1% das despesas do condomínio.
No lado oposto, as piscinas são menos utilizadas pelos condôminos, mas representam maiores gastos. O custo de manutenção de uma piscina aquecida, por exemplo, representa 5,83% nos gastos de um condomínio. A fria, por sua vez, gera uma despesa de 1,67% ao ano. Apesar desse custo, elas são usadas 24,5% e 18% do tempo, respectivamente. O mesmo acontece com academias e salas de ginástica. Elas apresentaram uma frequência de 38% ao ano e geram um custo de 2,78% do total.
O pior equipamento de lazer na relação entre custo e utilização em um condomínio é o salão de festas, de acordo com a pesquisa da administradora de condomínios Manager. Embora muito procurado na hora da compra de um novo imóvel, ele é geralmente utilizado apenas durante os fins de semana. Por isso, essa área aparece na pesquisa entre as menos utilizadas no ano.
“A intenção da pesquisa foi ajudar as incorporadoras a desenvolver a área comum do condomínio para determinado comprador, além de entender qual é o maior custo e qual é menor custo de cada tipo de área de lazer”, explica Marcelo Mahtuk, diretor-executivo da Manager.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br/