O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Segurança e tecnologia

Veja algumas novas soluções para condomínios

terça-feira, 22 de maio de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Startup catarinense aposta em condomínios inteligentes com a Internet das Coisas

A empresa apresenta as soluções em feira internacional de segurança, em SP.

A Internet das Coisas não está mais em um futuro distante. Uma pesquisa recente do BNDES estima que conexões inteligentes tecnológicas vão injetar no Brasil 200 bilhões de dólares por ano até 2025. No mundo, serão investimentos de 1.4 trilhões até 2021.

Aproveitando-se dessa tendência da inovação disruptiva, a startup catarinense Kiper investiu na tecnologia inteligente em 2015 e criou uma plataforma que gerencia o acesso de moradores de condomínios à distância e entrega nas mãos deles, um aplicativo com QR Code de acesso à portaria.

Pouco tempo depois, a empresa fechou 2017 com um crescimento de mais de 150% ao ano, projeção de receita dobrada para 2018 e de sete, passa a ter mais de 50 funcionários. Agora, a empresa entra no mercado condominial com soluções que contemplam não só o acesso, mas automatizam todas as tarefas de um condomínio.

“A tecnologia precisa ajudar as pessoas a viverem melhor”, pontua o CEO da Kiper Tecnologia, Fábio Beal.

A empresa vai apresentar as soluções na Exposec 2018, feira internacional de segurança que acontece nos dias 22 a 24 de maio, em São Paulo.

  • Entenda as tecnologias:

Aplicativo com QR Code de acesso

A ideia é que moradores acessem condomínios com soluções mais precisas e seguras, como o aplicativo que gera o código de acesso personalizado. A tecnologia também permite saber quem entra e sai da residência do morador por notificações, enviar convites personalizados para visitantes, fazer grupos de convidados para festas e criar perfis para hóspedes e prestadores de serviço - tudo isso no celular.

Para quem chega sem o QR Code, o atendimento é feito por um operador que recebe todos os tipos de atividades técnicas do condomínio em sua base de monitoramento, além de ter acesso às imagens, áudio e dados para conferência.

O detalhe: ele está à distância. Isso reduz a vulnerabilidade da portaria humana na questão da segurança, mas não elimina a função de porteiro - que pode ser realocado para uma base de monitoramento remoto.

Armários inteligentes

O morador não precisará mais esperar o zelador para receber as suas encomendas. Com um sistema inteligente de recebimento, o funcionário armazenará a mercadoria em um locker com fechadura eletrônica.

Esse armário inteligente tem espaços de tamanho pequeno, médio e grande, feitos sob demanda para o perfil do condomínio. Quando a mercadoria é armazenada, o morador é notificado pelo mesmo aplicativo de acesso do condomínio. O locker é aberto pelo código QR Code do morador.

“A tecnologia facilita o trabalho do funcionário e entrega comodidade para quem mora no condomínio”, reflete Beal.

Automação do condomínio

O síndico poderá solicitar a automação de algumas tarefas recorrentes do condomínio que hoje, exigem o acompanhamento dele, como: programar o funcionamento do exaustor da churrasqueira, configurar a abertura do acesso da área das lixeiras, avisá-lo quando o sistema de captura de água para cisterna estiver com problemas ou automatizar o ligamento das bombas d’agua, por exemplo.

A automação acontece por meio de sensores instalados estrategicamente de acordo com a demanda do condomínio.

“Tudo deve funcionar sozinho. A ideia é que o condomínio inteligente permita a otimização das tarefas do zelador e do síndico, com os processos sendo seguidos por meio da tecnologia”, diz.

Câmeras sob acesso do morador

As câmeras de monitoramento das áreas comuns passam a estar integradas ao aplicativo de acesso do condomínio do morador.

O usuário da casa confere as câmeras autorizadas pelo celular e pode acompanhar o acesso dos visitantes da sua moradia com notificações em tempo real.

“É importante lembrar que o usuário só tem acesso às notificações dos visitantes e de quem mora com ele”, explica o CEO.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet