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Aluguel por temporada

Airbnb apresenta tecnologias e processos para reforçar a segurança da comunidade

quinta-feira, 10 de agosto de 2023
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Conheça as ferramentas do Airbnb para segurança em condomínios

Plataforma apresenta tecnologias e processos para reforçar a segurança da comunidade

A segurança e o bem-estar de anfitriões, hóspedes e da comunidade em geral são prioridade para o Airbnb. Ao longo dos anos, a plataforma, que conta com 4 milhões de anfitriões e já recebeu mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo, tem trabalhado constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários. 

No Brasil, estão disponíveis aos usuários do Airbnb diferentes recursos fundamentais para que síndicos e condôminos convivam de forma tranquila e segura. Entre essas ferramentas, estão:

  • Perfis de anfitriões e hóspedes: para criarem os seus perfis, usuários informam à plataforma dados pessoais completos e forma de pagamento, que incluem informação relevante para identificação de cada usuário.
  • Pagamento seguro e 100% rastreável via cartão de crédito:  o pagamento do hóspede ao anfitrião só pode ser feito por cartão de crédito e por meio da plataforma Airbnb. Essa estrutura permite rastrear o método e o titular do pagamento da reserva. 
  • Sistemas para verificar a identidade de anfitriões e hóspedes: o Airbnb solicita aos hóspedes e anfitriões que insiram no sistema uma foto do documento de identidade antes que os processos de reserva (no caso de hóspedes) ou de publicação de um anúncio (anfitriões) sejam concluídos. Em seguida, a plataforma verifica se a pessoa que adicionou o documento de identificação é quem ela diz ser. Para isso, o Airbnb pode solicitar ao hóspede ou ao anfitrião que tire uma foto de si mesmo, que será comparada à foto do seu documento de identificação.
  • Central de Ajuda 24 horas, 7 dias por semana, com atendimento em 42 idiomas, inclusive português. 
  • Canal de Apoio ao Vizinho: uma ferramenta para que a comunidade em geral possa relatar de forma ainda mais fácil e rápida eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos, que estão proibidos pela plataforma desde agosto de 2020 para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis.
  • Linha de Atendimento Urgente: o recurso permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a crises ou situações de emergência durante estadias ativas.
  • Sistema de avaliações e comentários: antes de aceitar um pedido de reserva, os anfitriões podem acessar os comentários e as avaliações deixadas por outros anfitriões sobre os hóspedes. Do mesmo modo, as avaliações e os comentários sobre os anfitriões podem ser consultados pelos hóspedes na plataforma. Além disso, anfitriões e hóspedes podem se comunicar pela plataforma para esclarecer qualquer dúvida antes da confirmação da reserva.
  • AirCover: proteção contra danos à propriedade, responsabilidade civil, contra perda de renda, cobertura para limpeza profunda e danos causados por pets.
  • Protocolo Avançado de Higienização: o Airbnb desenvolveu um guia de higienização em 5 etapas, com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, referência nos esforços de combate à COVID-19. O Protocolo, disponível desde junho de 2020, inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações, e é solicitado a todos os anfitriões. Além disso, o Airbnb possui orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem.

Para mais detalhes, acesse: airbnb.com/e/segurancaesaude.

Boa convivência em condomínios

O aluguel por temporada é uma prática antiga e expressamente autorizada pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8245). Recentemente, no entanto, a prática passou a ser feita também via plataformas digitais e alguns questionamentos começaram a surgir, especialmente em condomínios. 

Nesse contexto, para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada realizado via plataforma digital em condomínios, os direitos e deveres dos proprietários de imóveis, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema Aluguel por Temporada em Condomínios.

Além de apresentar diversas ferramentas e processos oferecidos pela plataforma para promover a boa convivência com os vizinhos, a página traz também um Guia Especial para Síndicos e Administradores, que pode ser baixado em PDF para ser compartilhado  com os moradores do seu condomínio.

Entre as boas práticas recomendadas aos anfitriões, está deixar na acomodação uma cópia impressa das regras de uso do imóvel, e fornecer ao condomínio a lista de hóspedes, assim como a placa do veículo para estacionamento. Também é importante limitar o número de hóspedes a um número compatível com o tamanho do imóvel.

Veja mais informações sobre boa convivência em condomínios em: airbnb.com/e/melhorespraticas.

*Conteúdos produzidos pelo Airbnb para síndicos e condôminos sobre o uso da plataforma em condomínios residenciais, com objetivo de esclarecer dúvidas e trazer informações importantes sobre uma forma transparente para todos.

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