Seguro para apartamentos
Adesão cresceu 42% em cinco anos
Seguro para conteúdo de apartamentos residenciais em SP cresce 42% em 5 anos
Adesões passaram de 21,4 mil para 30,5 mil entre 2014 e 2018, aponta levantamento da Lello
A área de seguros para conteúdo em apartamentos residenciais na cidade de São Paulo cresceu 42% nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Lello, administradora líder de mercado, responsável por 2,5 mil condomínios onde vivem cerca de um milhão de pessoas.
Segundo a empresa, as adesões passaram de 21.425 em 2014 para 30.501 em 2018. Em 2017 havia 28.744 seguros vigentes, intermediados pela administradora. Em 2016, 26.564 e, em 2015, 24.525.
O valor pago pelos segurados é de R$ 18,80 ou R$ 30,56 ao mês, dependendo do tipo de cobertura contratada pelo morador, que pode fazer uso do boleto de cobrança da cota condominial para também pagar o seguro contratado.
"O seguro contra incêndio obrigatório por lei para condomínios residenciais, e de responsabilidade dos síndicos, não prevê cobertura para o conteúdo dos apartamentos, cabendo a cada condôminos contratar o seguro de conteúdo com seu corretor de confiança. Notamos que cada vez mais os condôminos estão preocupados em proteger seus patrimônios individuais e também que a cobertura especial de responsabilidade civil tem sido solução para vários problemas que envolvem o dia a dia dos condomínios, como vazamento entre unidades " diz Raquel Tomasini, gerente de Produtos e Parcerias da Lello Condomínios.
Além das coberturas habituais disponibilizadas pelo mercado, como incêndio, quedas de raios e explosões, o "Seguro Casa Protegida", garantido pela Tokio Marine Seguradora e oferecido pela Lello Condomínios em parceria com a Vila Velha Corretora de Seguros, garante indenização a prejuízos decorrentes de ruptura de encanamento causados aos vizinhos e até as áreas comuns dos condomínios. "Isso também acaba sendo muito positivo para os síndicos, pois muitas vezes o vazamento originado em uma unidade autônoma causa danos as áreas comuns, como os elevadores, por exemplo, e em se tratando de uma unidade segurada, o prejuízo financeiro pode ser absorvido de acordo com o limite da cobertura contratada pelo condômino", afirma Raquel.
O produto também dá direito a assistência 24 horas como serviços de chaveiro, mão de obra hidráulica e elétrica, limpeza de residência, mudança, cobertura provisória de telhados e reembolso de serviços como baby-sitter, guarda de animais domésticos, lavanderia e serviços domésticos provisórios, dentre outros.
Fonte: www.terra.com.br