Pets comunitários
Selo Condomínio Amigo dos Animais é lançado no Rio de Janeiro
Selo vai reconhecer condomínios cariocas que prestarem auxílio a animais abandonados
Lei que cria a iniciativa entrou em vigor no dia 11 de outubro. Veja os detalhes
Entrou em vigor no dia 11/10/2022 a Lei Municipal nº 7.596/22, que institui o Selo Condomínio Amigo dos Animais no Rio de Janeiro. Proposta pelo vereador Dr. Marcos Paulo, a medida tem por objetivo incentivar e promover a prestação de assistência básica a animais comunitários que estejam em situação de abandono.
Dentre os critérios que serão avaliados para concessão do reconhecimento, que terá validade de um ano, estão: alimentação, abrigo, higiene e cuidados com saúde. Mediante comprovação de que isto continua sendo cumprido, ele poderá ser renovado periodicamente.
Segundo o advogado André Junqueira, especialista em direito condominial e colunista do SíndicoNet, esta é uma boa lei no sentido de criar uma campanha que traga atenção para o tema, mas ainda muito tímida. "Seria mais interessante trazer outros benefícios para os condomínios que assumem a guarda desses animais, incentivando a sociedade a integrá-los", pontua.
Apesar de já publicada em Diário Oficial, fato que torna a iniciativa válida na cidade, algumas especificações ainda devem ser regulamentadas. A expectativa é que dentro deste mês sejam definidos o órgão que irá fiscalizar os empreendimentos, a apresentação visual do selo e quem deve produzi-lo.
"Ainda mantenho a orientação de que a presença do animal comunitário deve ser aprovada em assembleia, apesar de acreditar que o decreto não exigirá isto, pois seria indevido. Assim, caso já houver um costume do condomínio de alimentá-los em áreas comuns, a reunião só vai ratificar a prática", complementa Junqueira.
Conforme a justificativa apresentada para o projeto, este deve ainda atuar na melhoria do convívio entre condôminos e seus pets, tendo em vista que a presença destes costuma gerar conflitos, que podem ser convertidos em litígios judiciais.
Confira, no vídeo abaixo, mais informações sobre a adoção de animais de rua por condomínios:
Leia também:
- Como permitir animais no condomínio sem atritos?
- Conheça o síndico que implantou um gatil em residencial no RJ
- Confira nosso guia completo sobre pets em condomínio
Com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro