Moradores da Zona Norte de Sorocaba reclamam de falta de água
Abastecimento irregular irrita quem vive no Jardim São Conrado.Síndica de condomínio reclama, e Saae aponta falhas na instalação.
Os moradores do Jardm São Conrado, na Zona Norte de Sorocaba (SP), se queixam da falta de qualidade no abastecimento de água feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Num condomínio com nove blocos e 144 apartamentos, os moradores reclamam que a água chega sem regularidade há pelo menos dois meses. A principal carência é no período da tarde, justamente quando o calor é maior.
A síndica, Erica Ferraresi, conta que várias vezes apelou para a compra de caminhões-pipa, mesmo contando com um reservatório com capacidade para 150 mil litros. “Falta pressão. O abastecimento é interrompido e, quando volta, a água não tem força suficiente para subir até a caixa”, diz.
Vizinhos contam que o problema se estende por boa parte do bairro, sem se restringir ao condomínio. A costureira Vânia Lúcia Figueiredo mora lá há 15 anos e todo ano sofre no verão para lavar roupa. "Preciso acordar de madrugada porque é a única hora que tenho certeza que vai ter água. Até umas 7h, no máximo, tem", reclama.
Em nota, o Saae informa que enviou uma equipe de manutenção ao local e constatou que se trata de um problema interno do condomínio, “que não compete à autarquia intervir e sim orientar”.
Segundo a empresa, como os prédios têm quatro andares, existe a necessidade de construção de caixas d’água térreas com sistema de bombeamento para os andares superiores, já que a água é entregue ao condomínio na pressão necessária para o fornecimento. O Saae também prometeu enviar um caminhão-pipa ao prédio
Agressão
Por causa dos problemas, os ânimos ficaram exacerbados na manhã desta segunda-feira (20) e um morador do condomínio agrediu um funcionário do Saae que fazia a manutenção. A empresa confirmou o caso e registrou um boletim de ocorrência.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas