Sem água
Condomínio em Campo Grande sofre há 3 dias
Condomínio está há 3 dias sem água e pede ajuda
Concessionária diz que equipe vai vistoriar o local nesta quinta (12) já que o abastecimento está normal
"Calorão e nós aqui sem água". É assim que definem os moradores de um condomínio no bairro Coophasul, região norte de Campo Grande, que estariam há 3 dias sem água. No entanto, ainda conforme a reclamação que chegou ao conhecimento do G1, o problema seria recorrente desde dezembro do ano passado.
"O problema é frequente desde dezembro do ano passado. Desde então, a cada 15 dias, ficamos sem água por 2 ou 3 dias. É um caos ver um condomínio inteiro, cerca de 400 moradores sem água. O problema maior é que a pressão da água do bairro é fraca e não chega até as caixas d'àgua. Elas ficam em uma altura de 15 metros, então, quando volta já esgota super rápido e ficamos nessa luta", explicou o policial militar Wender Cristian de Moraes, de 37 anos.
Quando o problema ocorre, ainda conforme os moradores, muitos descem e tentar pegar água das torneiras de limpeza, que ficam no térreo. "Nós pegamos o balde. No meu caso eu estou indo na casa da minha mãe para tomar banho, por exemplo. Só que aqui tem crianças, idosos e eles sofrem mais ainda. Com esse tempo quente e seco, é uma grande necessidade", comentou Moraes.
Ainda conforme os moradores, foi feito um comunicado no grupo do WhatsApp do condomínio, solicitando o racionamento. "A conta saiu de R$ 13,9 mil no mês anterior para R$ 12,8 mil este mês. É uma economia significativa, de 204 apartamentos", ressaltou o policial.
A síndica do condomínio, Maria Aparecida Flores, de 64 anos, fala que está tentando acalmar os moradores. "A água vai e volta, agorinha tinha um pouco, mas, está terrível. Eu fico tentando acalmá-los, dizendo que o problema é geral na cidade e que muitos bairros estão passando por isso. Só que muita gente reclama, questiona, está complicado", finalizou.
Concessionária diz que vai encaminhar equipe para fazer vistoria
Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande, a Águas Guariroba, uma equipe vai vistoriar o local nesta quinta-feira (12) já que o abastecimento no setor está normal.
Há dois dias, a Águas Guariroba informou que prevê ações de melhorias no abastecimento de água mesmo com temperatura com 5 graus acima da média nos últimos dias, resultando em recordes no consumo diário. Nos primeiros dias de setembro deste ano, o campo-grandense consumiu 20 milhões de litros de água a mais por dia, se compararmos com o mesmo período do ano anterior.
Os novos sistemas a serem interligados ficarão nos bairros Novos Estados e Coronel Antonino, Bela Laguna e Caiobá I e Rancho Alegre, Núcleo Industrial e Indubrasil e Carajás e Nort Park. Também serão instaladas novas unidades de bombeamento nos sistemas Buritis e União e novas válvulas redutoras de pressão (VRPs) serão colocadas nos bairros Atlântico Sul, Coophatrabalho e Nova Campo Grande. O sistema de abastecimento de água de Campo Grande conta com 104 reservatórios espalhados por toda a cidade.
Já as regiões afetadas são: Alves Pereira, Piratininga, parte do Aero Rancho, Columbia, Anache, Jd. Presidente, Indubrasil, Santa Emília, Portal Caiobá, Tijuca I e II, Centenário, Moreninhas, Giocondo Orsi, Progresso, Mansur, Tiradentes, Flamboyant, Margarida, Estrela do Sul, Otávio Pécora, Coophasul, Laranjeiras, Coophatrabalho, Talismã, Seminário, Norte Parque, Carajás, Santa Luzia, Pioneiros, Campina Verde, Itamaracá, Bálsamo, Marajoara, Los Angeles, Dom Antônio Barbosa, Amambai, Taveirópolis, Coophamat, Aquarius, Rita Vieira, Paulo Coelho e Bela Laguna.
Fonte: https://g1.globo.com