Racismo em condomínio
MG: Síndica é alvo de ofensas após multar casal de moradores
Síndica de condomínio denuncia ter sido vítima de racismo na Grande BH: 'Negra doida'
Suspeita teria se revoltado após ser multada por descumprimento de regras internas, ao passear com pet sem coleira.
A síndica de um condomínio localizado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denuncia ter sido vítima de racismo após tentar aplicar uma multa em uma moradora, na última quinta-feira (28). Vídeos mostram a vítima, Janaína Cunha, de 45 anos, sendo agredida fisicamente e chamada de "negra doida".
Segundo relato da síndica, as regras do condomínio não permitem animais sem coleira, por medida de segurança. No entanto, uma moradora teria desrespeitado as normas, e o cão dela, sem contenção, teria atacado o pet de uma vizinha. O fato foi confirmado pelas câmeras do prédio.
Para esse tipo de infração, de acordo com as normas internas do complexo residencial, a penalidade é aplicação de multa. Porém, segundo Janaína, o casal de tutores do cão agressor não teria aceitado a repreensão e dito que "não assinariam a multa e ainda processariam o condomínio".
De acordo com a vítima, depois da aplicação da multa, os tutores foram a um bar e voltaram xingando.
"O marido dela gritou muito comigo, e nisso ela também voltou, eu estava na guarita olhando meu celular. Eu não respondi para não agravar, ela falou que eu estava debochando e que conhecia bandidos e policiais. Ela falou que eu estava gravando, entrou na minha guarita e me agrediu lá dentro. Nisso fui pra fora, para a frente das câmeras", contou Janaína Cunha.
Ela disse ainda que vai fazer exames para comprovar as agressões físicas sofridas e pretende processar a moradora agressora.
"Eu não imaginava que ela poderia ter essa reação, fiquei muito assustada, vou ser sincera, preocupada, esse racismo foi contra mim. Mas eu tenho duas filhas que podem sofrer também, então, assim, enquanto comigo eu vou lutar para não chegar até elas e, se chegar, para saber o que fazer", completou.
O g1 procurou a suspeita, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O que diz a Polícia Civil
"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que a ocorrência foi atendida e registrada pela Polícia Militar, na noite desta quinta-feira (28/12), em um condomínio residencial situado no bairro Gávea, em Vespasiano.
Até o momento, nenhuma das envolvidas foram encaminhadas à delegacia de plantão para as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil irá apurar os fatos." (grifo SíndicoNet)
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/12/29/sindica-de-condominio-denuncia-ter-sido-vitima-de-racismo-na-grande-bh.ghtml