8 práticas que definem o perfil do síndico do futuro
Com base no olhar curioso e experiente do colunista SíndicoNet e especialista em tecnologia para condomínios, conheça e se prepare para ser um síndico do futuro
O ano de 2023 foi o que mais palestrei pelo mercado condominial e, consequentemente, o que mais viajei e conheci síndicos profissionais.
Com o que aprendi nesses encontros, vou compartilhar neste artigo minha visão sobre o síndico do futuro, baseada nas observações de ações que já vêm acontecendo e creio que vão ajudar no seu posicionamento e a se preparar para o futuro deste mercado. Viaje junto comigo neste artigo!
Para iniciarmos, falaremos sobre algumas das ações que me chamaram a atenção e que podem fazer a diferença na sua empresa de sindicatura profissional.
1) Condomínios de alto padrão
Conheci muitas empresas de sindicatura profissional que focam só em condomínios de alto padrão.
- Veja mais: Como é feita a Gestão de Condomínios de Luxo
Para que isso funcione, você precisará de uma equipe de alto padrão: com engenheiros, advogados, contadores, gestores de RH e outros especialistas.
Com um time deste, você pode facilmente cobrar mais de R$ 25 mil por mês pelos serviços prestados.
2) Síndicos-comunicadores
Observei que as empresas com mais resultados vêm dedicando-se muito à comunicação com os moradores e o mercado.
Seus síndicos gravam muitos vídeos com relatos de dentro dos condomínios, desde causos de garagem até problemas de manutenção, e os enviam aos moradores, aplicando uma gestão transparente.
Além disso, muitos desses vídeos vão para as redes sociais, divulgando como é o trabalho da empresa. Com isso, elas conseguem se conectar muito mais aos moradores e se posicionam no mercado como autoridade nos assuntos abordados por elas.
Para finalizar esse ponto, nestas viagens e nas aulas que ministrei percebi o quanto a destituição de síndicos por falta de comunicação é comum.
3) Digitalização do trabalho
Muitas empresas de sindicatura vêm apostando nas plataformas digitais para os seus atendimentos, o que possibilita a rastreabilidade com análise de relatórios sobre os conselheiros e moradores.
Isso é muito importante para que você possa evidenciar seu trabalho mesmo estando fora do condomínio, mostrando os orçamentos feitos, atuação em emergências, conclusão de cursos de aprimoramento, etc.
4) Atendimento omnichannel
Este tipo de plataforma está economizando muito tempo dos síndicos profissionais.
Para entender sua função, darei um exemplo. Existem várias formas de um morador se comunicar com o condomínio: alguns por e-mail, outros pelo Instagram e um terceiro, pelo WhatsApp.
No omnichannel, todos esses pontos de contatos são enviados para uma única plataforma e, ao responder através dela, seu retorno chega para o morador pelo canal que ele enviou.
Com esta solução, você não precisa ficar abrindo e-mail, Whatsapp, Instagram e outros um a uma para responder aos moradores.
5) Chatbot para atendimentos ágeis
O uso de chatbots no Whatsapp tem facilitando a rotina corrida dos síndicos. Com eles, quando um morador, por exemplo, solicitar ao síndico uma segunda via do boleto do condominio, o chatbot responderá automaticamente.
Nesse caso, ele irá pedir e coletar os dados do morador e depois completará a solicitação.
6) Inteligência Artificial no dia a dia
A Inteligência Artificial (IA) chegou também para o universo condominial.
Já é comum que empresas de sindicatura utilizem a IA para muitas tarefas do dia a dia, por exemplo:
- Criação de atas em poucos segundos;
- Elaboração de comunicados para os moradores, inclusive com imagens também geradas por IA;
- Realização de pesquisas de telefones de síndicos e moradores (esta é incrível);
- Consultas de histórico de candidatos para vagas em um determinado condomínio.
7) Parcerias regionais
Quer escalar seus resultados? Cresça através de sócios regionais.
Distribua franquias da sua empresa com toda a assessoria que um síndico profissional precisa, como tecnologia, engenharia, advocacia, gestão, etc.
Ofereça a oportunidade de síndicos de outras cidades tracionarem mais rápido e torne sua empresa ainda maior com essas pontas comerciais.
8) Siga os movimentos do mercado
Finalizarei este artigo com uma dica megapower para você, síndico profissional, que quer estar bem no futuro: não tente inventar a roda.
O que quero dizer com isso é que o problema que você está enfrentando, já foi superado por algum síndico - tenha a certeza disso.Tudo que você precisa é se conectar com estas pessoas e pedir ajuda. Ele vai te dar a direção correta e você vai economizar tempo e dinheiro.
Por fim, me coloco à disposição para trocar alguma ideia com você e te conectar a estes profissionais.
Espero que você tenha gostado deste artigo. Comenta aí o que você achou!
(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/).