10 dicas para o síndico profissional em expansão
Fique atento aos cuidados para aproveitar o boom de entregas e assumir diversos condomínios simultaneamente
No universo dos condomínios não faltam oportunidades para quem estiver disposto a se dedicar às carreiras que dão suporte às atividades de gestão condominial, administração e manutenção, entre outros serviços.
Segundo o Data Lello, somente em 2024, 818 empreendimentos prontos, com 150 mil unidades, serão entregues na cidade de São Paulo. E esse cenário se repete em todo País, na proporção de empreendimentos imobiliários que foram lançados em plena pandemia, em 2021.
Um dos personagens imediatamente lembrados quando se fala em entrega de empreendimento imobiliário é o síndico profissional, atividade ainda não regulamentada, mas que vem crescendo em grandes cidades, como São Paulo.
Mais do que ter bom conhecimento técnico sobre as obrigações e tarefas do síndico no condomínio, a realidade mostra que são necessárias outras habilidades ligadas à comunicação, às relações humanas e à gestão de conflitos, entre outras.
Há inúmeros cursos disponíveis, como os do SíndicoNet, que preparam os que desejam fazer da sindicatura sua principal atividade e os mantém atualizados e conectados.
Além disso, cada síndico traz na bagagem a experiência de uma outra profissão, característica que pode ser um diferencial, como administrador de empresas, advogado, psicólogo, contador, professor, engenheiro, comerciante ou síndico morador.
Nas implantações, durante o processo de indicação pela incorporadora ou de seleção pelo grupo de moradores, um síndico profissional terá de se destacar entre outros colegas que, junto a ele, participarão de algum tipo de concorrência, em que serão avaliadas sua experiência com condomínios semelhantes e sua habilidade para os desafios da gestão e do atendimento aos condôminos.
Aqueles que já atuam no setor há alguns anos – e viveram diferentes fases nos condomínios por onde passaram –, ousaram ampliar (e às vezes multiplicar) o número de empreendimentos simultâneos em seu portfólio, sozinhos ou ao lado de outros síndicos, com o suporte de gestores e outros profissionais que passaram a representar o síndico nas atividades de rotina.
Se já é difícil observar e orientar os funcionários que atuam ao lado de quem dirige uma empresa, imagine o que se passa com o preposto (nome do representante do síndico no condomínio), que cumpre agenda de visitas, reuniões e inspeções em diferentes endereços sozinho e tem de administrar os problemas inerentes à gestão, em nome do síndico.
- Veja também: Como funciona uma empresa de síndico profissional?
Caso você esteja pensando nesse assunto, planeje o momento certo para dar esse passo, leve em consideração as condições necessárias (atividades, tempo dedicado, remuneração e deslocamentos) para atender sozinho o seu limite de condomínios. Avalie se deve se aliar a colegas – e estabeleça as regras da parceria ou sociedade.
Confira as 10 dicas para o síndico profissional em expansão
A seguir estão 10 dicas para o síndico profissional que, para crescer e assumir mais condomínios, necessita montar uma equipe para apoiá-lo:
1) Esclareça quais os valores e compromissos da empresa
Tenha bem claro e saiba transmitir interna e externamente a missão, valores e compromissos da sua empresa de sindicatura na relação com os condôminos, conselheiros, administradoras de condomínio, empresas de suporte, incorporadoras, construtoras e com os outros síndicos. Invista em ferramentas de tecnologia para realizar a gestão.
2) Escolha bem os funcionários da sua empresa
Monte sua equipe com pessoas com quem você já tenha trabalhado, que conheça do mercado ou indicadas por amigos.
Avalie se elas possuem experiência com condomínios – ou não, caso você necessite de profissionais de diferentes perfis e de outros setores, com disposição de aprender, com vontade de se desenvolver ou para oxigenar o time.
3) Detalhe as atividades de cada um
Deixe claro a cada funcionário o que se espera dele e faça com que ele descreva formalmente as tarefas que irá desempenhar.
Observe e registre o desempenho de cada um, em especial dos prepostos. Faça esse acompanhamento de forma regular e por condomínio, além de promover feedbacks frequentes e não agendados.
4) Alinhe expectativas com conselheiros e moradores
Ao disputar uma eleição, alinhe expectativas com os conselheiros e condôminos, explique como sua empresa é formada, como funciona e informe quem irá atuar no dia a dia.
Seu preposto “é você” no condomínio e, por isso, deverá cumprir os compromissos assumidos. Não adianta falar que não sabia ou que isso não é com ele.
5) Contato próximo com colaboradores
Busque conversar pessoalmente com seus funcionários. Não deixe as relações ficarem limitadas às mensagens de áudio, e-mails ou grupos de WhatsApp. Os contatos pessoais não podem ser apenas para dar ordens, advertir e reclamar.
É uma oportunidade para discutir estratégia, avaliar cenários e, juntos, criar a melhor solução possível para os problemas.
6) Manutenção do condomínio
Tenha à mão informações atualizadas sobre as rotinas dos condomínios (obras, ocupação, consumos, assistência técnica, interrupções de energia elétrica, água, gás e elevadores, funcionamento dos portões e do sistema de segurança, entre outros).
- Confira também: Roteiro para inspeção predial do condomínio
Fique atento ao que pode afetar a segurança e o bem-estar dos condôminos e de olho na relação com os conselheiros.
7) Estimule o bom convívio entre seus funcionários
Reúna a equipe da sua empresa regularmente para alinhar posturas, apresentar novos integrantes do time e condomínios assumidos. Promova a troca de experiências entre seus funcionários.
Além disso, esteja ao lado deles em reuniões estratégicas e em assembleias importantes. Crie elos baseados no respeito, na verdade, na transparência e na necessidade de união da equipe;
8) Rodízio de funcionários nos condomínios
Promova o rodízio de funcionários entre condomínios para que todos tenham experiências que levem ao desenvolvimento e possam capacitá-los para atuar em implantação, em edifícios com diferentes características (comerciais, residenciais, mistos), em condomínios mais antigos (com gestão mais estável) ou prédios com obras de revisão de fachada, por exemplo;
Leia mais: Tudo o que precisa saber sobre gestão de condomínio misto
9) Valorize seus colaboradores
Estimule a dedicação e saiba recompensá-la. Crie condições de avanço na estrutura da sua empresa.
Além disso, incentive e, se possível, proporcione oportunidade de atualização em cursos e palestras a todos, em especial aos que se destacam em suas atividades – para que possam assumir novos desafios –, e aos que falharam, mas merecem uma segunda chance.
10) Você é o capitão do navio
Se necessário, cancele compromissos e esteja ao lado dos seus prepostos e funcionários nos casos difíceis e de emergência para avaliar, orientar, assumir as rédeas e demonstrar que você é um líder que não os abandona.
Não deixe a “bomba” explodir na mão deles. Esteja junto para ensiná-los a desarmá-la e, quando isso não for possível, indique como se protegerem, juntos.
Diante de tantos empreendimentos a serem entregues, esteja preparado para disputar e assumir a sindicatura de novos condomínios a cada mês. Treine a sua equipe para realizar uma boa implantação (organizando o condomínio do zero) garantindo aos condôminos uma travessia segura.
Quanto aos tantos outros condomínios já existentes, em que a qualquer momento pode haver mudança no comando, amplie sua rede de contatos, assim, aumentam as chances de ser chamado para a seleção.
Se for eleito, busque reverter uma eventual imagem negativa criada pelos condôminos sobre a atuação de um síndico anterior (profissional ou não).
Trabalhe com vigor e promova uma gestão que apresente bons resultados a ponto de, como sinal de reconhecimento, ser convidado e apoiado a continuar no cargo. Boa sorte!
(*) Roberto Viegas é jornalista e palestrante especialista em mercado imobiliário e condomínios. Como diretor de Assuntos Corporativos, realizou mais de 200 implantações de condomínio pelo Brasil numa das maiores incorporadoras do País, onde foi responsável pelo relacionamento com clientes e pela seleção de administradoras de condomínio e de síndicos profissionais. E-mail para contato: roberto.viegas@3rgt.com.br