Síndico profissional
SíndicoNet dá entrevista sobre demanda de gestor para condomínios
Síndico profissional ganha espaço entre condomínios
"Com o passar dos anos houve uma diminuição do interesse dos moradores em gerir o condomínio, principalmente devido à complexidade da legislação que tange a vida em prédios. É nesse 'vácuo' que cresce a necessidade de síndicos profissionais", afirmou ao DCI o idealizador do portal SíndicoNet, Júlio Paim.
"Nós disponibilizamos um sistema para o síndico criar, em minutos, o site do condomínio e integrar todos os condôminos em um mesmo ambiente de comunicação" disse ele, lembrando que os próximos passos para o portal é investir em aplicativos para o Facebook e WhatsApp.
"Com isso a manutenção preventiva e controle dos gastos é mais eficaz. Também espera-se que os problemas com moradores/vizinhos sejam resolvidos de forma profissional e imparcial, evitando que uma parte seja preterida à outra, apenas por ser amigo ou vizinho de porta do síndico."
Impacto da crise
"É um segmento que vive uma fortíssima expansão, mas a demanda não consegue ser atendida, pois não existem pessoas com um perfil distinto para ocupar estes cargos", comenta ele.
"É exatamente como administrar uma empresa, com a diferença de que você não é o chefe, mas um representante do coletivo. Nos condomínios onde é contratado, o síndico profissional se paga, pois as economias que ele proporciona já equivale ou supera seus honorários."
"Existem condomínios que cometem o mesmo erro durante mais de uma década e isso causa um prejuízo enorme. Nosso papel como Instituto é, justamente, auxiliar na gestão e melhorar a eficiência da administração", disse ele, lembrando que, ao menos 80% dos condomínios que o Instituto tem acesso possuem algum tipo de problema.
Capacitação
"São conhecimentos que contribuem para que o corpo diretivo do condomínio e profissionais da área tomem decisões mais bem embasadas no dia a dia e consigam fazer uma gestão com maior conhecimento técnico, minimizando os riscos de problemas", diz o coordenador dos cursos do segmento condominial da Universidade Secovi Marco Gubeissi.
Fonte: http://www.dci.com.br/