Deslizamento de terra
SP: Estacionamento de condomínio desaba parcialmente após chuvas
Parte de estacionamento de condomínio desaba e assusta moradores em São José
Erosão foi registrada após chuvas durante o último fim de semana. Parte do estacionamento e da área de lazer foram interditadas pela Defesa Civil.
Parte do estacionamento de um condomínio residencial desabou e assustou moradores no Bosque dos Eucaliptos, na Zona Sul de São José dos Campos.
A Defesa Civil fez uma vistoria no local e interditou a área de lazer e parte do estacionamento do condomínio Flores 1.
O problema aconteceu no último fim de semana, após as chuvas. Os moradores estão preocupados que o problema se agrave com a possibilidade de temporais nos próximos dias. O residencial tem cerca de 40 anos e abriga 80 famílias - aproximadamente 320 pessoas.
A Defesa Civil foi acionada e fez uma vistoria técnica no local. Segundo o órgão, não houve comprometimento nos blocos dos apartamentos. Por isso, ninguém precisou deixar os imóveis.
A avaliação da Defesa Civil ainda apontou possíveis causas do problema.
"Os prováveis motivos do deslizamento foram o defeito na drenagem interna do condomínio e o lançamento direto das águas pluviais sobre o maciço que escorregou. Um volume dessa terra que cedeu acabou obstruindo parte do Córrego Senhorinha", explicou.
Em nota, a prefeitura informou que fará o desassoreamento do córrego nesse trecho para normalizar do escoamento e que analisa outras medidas para conter a erosão.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2024/01/18/parte-de-estacionamento-de-condominio-desaba-e-assusta-moradores-em-sao-jose.ghtml