Startup sustentáveis
LelloLab acelera 12 startups sustentáveis brasileiras
LelloLab acelera 12 startups sustentáveis brasileiras
Aceleradora de projetos, que recebeu inscrição de 128 startups, inicia processo de aceleração que terá duração de 3 a 6 meses
O LelloLab, o laboratório de inovação da vida em comum criado pela Lello, acaba de iniciar a etapa de aceleração com as 12 startups selecionadas pela sua aceleradora de projetos. São elas: Alpop, Coletando, E-unidos, Du Local, Goma, Green Mining, Loa Terra, Muni, O Expresso, Piipee, Tupinambá e WCH. Todos estes projetos são voltados para a sustentabilidade das cidades e bem-estar das pessoas.
Durante esse processo, que terá duração de 3 a 6 meses, cada startup seguirá uma trilha personalizada, com mentorias coletivas e específicas para as demandas de cada uma, além de uma preparação para acesso a capital, e exercícios de prototipação em condomínios e imóveis.
A aceleração tem como primeira etapa o diagnóstico para avaliar o estágio de cada iniciativa. As etapas seguintes englobarão mentorias, desenvolvimento de MVP (mínimo produto viável) e preparação para captação e investimento.
Para cada iniciativa, será atribuído um tutor do LelloLab, que acompanhará de perto toda a jornada da iniciativa pelo tempo de aceleração. Os tutores do LelloLab serão responsáveis por apoiar as startups em suas dúvidas e necessidades, melhorando a jornada das empresas.
"A etapa de diagnóstico é essencial para que possamos conhecer o momento e as demandas de cada uma das startups. Na sequência, poderemos com o nosso programa de mentorias, proporcionar um processo personalizado e de alto valor agregado para cada um dos projetos", diz Filipe Cassapo, diretor do LelloLab.
Mentorias
"Nossas mentorias serão guiadas por cinco pilares essenciais: Experiência Cidadã, Gestão e Governança, Valor Socioambiental, Métodos e Tecnologia e Mercado. Cada um desses temas será desdobrado em um conjunto de mentorias específicas", conta Cassapo.
O eixo de Experiência Cidadã, por exemplo, contará com mentorias como:"Jornada Cidadã" e "A Nova Urbanidade", para todos os projetos, e "Business Model Canvas", para projetos de garagem.
O pilar Mercado abordará os temas como: Mercado Condominial, Modelo de Negócio e Marketing Digital. Já a parte dedicada a Métodos e Tecnologia tem como objetivo trazer o conhecimento necessário para aplicação de tecnologia nos negócios, com as mentorias de Design de Serviço, Data Science e Analytics e Inovação Aberta.
"Queremos preparar as startups da melhor e mais completa maneira possível para o mercado, pensando na inovação da qualidade da vida em comum. Por isso, buscamos trazer temas essenciais e atuais para quem busca empreender nas Cidades Sustentáveis Inteligentes", explica Filipe.
O quarto eixo, Gestão e Governança, levantará assuntos importantes para os processos estratégicos, para uma boa governança e para a gestão do dia a dia de qualquer empresa inovadora, como: Diversidade e Inclusão, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Gestão Financeira e Investimentos. Por fim, as mentorias dedicadas ao tema de Valor Socioambiental, falarão de Economia Circular, Infraestrutura Verde e Integração Natureza & Cidade.
Assessoria de Imprensa Lello