O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Suspensão de processo

Perícia complexa motivou decisão sobre condomínio

terça-feira, 13 de julho de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Condomínio consegue suspensão de processo por complexidade de perícia

Para magistrado, o prazo legal previsto de 15 dias mostra-se insuficiente para a aprofundada análise da prova pericial

O desembargador Norival Santomé, da 6ª câmara Cível de Goiás, concedeu efeito suspensivo a processo após defesa de condomínio residencial alegar a complexidade do laudo pericial. Segundo os autos, o laudo tem 285 páginas em sua integralidade, dessas, 99 apenas de explanação do perito.

O condomínio ajuizou ação em desfavor de construtora por vícios na construção. Em razão da extensão do objeto periciado, o prazo para a apresentação do laudo pericial fora alargado pelo magistrado na origem, a qual iniciou em outubro de 2020 e entregue em março de 2021, mais de 4 meses após a vistoria.

Consta nos autos que o laudo tem 285 páginas em sua integralidade, dessas, 99 apenas de explanação do perito. A defesa do condomínio, então, pediu dilação de prazo alegando que o fixado pelo juízo, de 15 dias, é demasiadamente exíguo, tendo em vista a complexidade da perícia e a extensão do laudo.

Ao analisar o caso, o desembargador constatou que o condomínio possui área total de construção de 61.554,31 m², é composto por 4 torres de apartamentos com 18 pavimentos e 480 apartamentos, sendo 240 apartamentos de 2 quartos e 240 apartamentos de 3 quartos.

Para o magistrado, o prazo legal previsto de 15 dias mostra-se insuficiente para a aprofundada análise da prova pericial.

"O grau de complexidade da prova e, em consequência, de sua análise, foi admitida na decisão dos autos apensos, já que prorrogou o prazo para apresentação do laudo pelo perito. Ademais, o prazo previsto no art. 477, § 1º, do CPC é dilatório e não peremptório, podendo ser alargado tendo em conta a complexidade da causa."

Assim, concedeu o efeito suspensivo até o julgamento do mérito recursal.

O advogado José Andrade, do escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados, atua no caso.

https://www.migalhas.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet