Equipamentos sofisticados garantem mais segurança em condomínios
Especialistas dizem que, mesmo gastando uma fortuna com equipamentos, os condomínios só estarão livres dos assaltos se as falhas humanas forem evitadas.
São muitos - e cada vez mais sofisticados - os equipamentos usados para melhorar a segurança nos condomínios. Mas a eficiência deles está diretamente ligada à colaboração de funcionários e moradores. Câmeras de olho na segurança. Automaticamente, podem acompanhar a pessoa que passa na rua ou enviar para o celular as imagens do que acontece em tempo real.
A câmera antivandalismo manda mensagens quando está sendo atacada. Esta outra é ligada um banco de fotos. Se a pessoa não for reconhecida, não entra no prédio, mas existem ainda outros recursos.Este equipamento só autoriza a passagem do visitante, se a digital for compatível com a que foi armazenada no sistema. São muitos os produtos que chamam a atenção nas feiras de segurança.
Apesar disso tudo, investir apenas em tecnologia não é suficiente. Treinar funcionários e convencer moradores de que as normas adotadas são necessárias é essencial para melhorar a segurança dos prédios.
Especialistas dizem que, mesmo gastando uma fortuna com equipamentos, os condomínios só estarão livres dos assaltos se as falhas humanas forem evitadas.
“Alguns reclamam, ah deixa passar direto, se não quiser ceder o RG, vai esperar lá fora ate que o morador ou proprietário desça pra vir liberar a entrada da pessoa”, conta o zelador José Alves Pinheiro.
Um condomínio gastou quarenta mil reais num sistema de câmeras e na instalação de cercas elétricas nos muros, considerados baixos.
Investiu também na formação dos funcionários que, duas vezes por ano, passam por cursos de segurança.
Mas ainda tem muito trabalho pela frente com os moradores.
“O condômino ele tem que se conscientizar de que a segurança depende não só dos funcionários e dos equipamentos, mas principalmente dele”, conta a administradora de condomínio, Maria Helena Morais.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas