O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coluna: De Olho no Mercado

Tecnologia revoluciona segurança de condomínios

Com rede de câmeras interligadas, a Gabriel faz monitoramento inteligente de condomínios e ruas, auxiliando em mais de 550 prisões

13/03/25 03:09 - Atualizado há 18 dias
WhatsApp
LinkedIn
Totem de monitoramento da Gabriel tem design ostensivo com LEDs e aproximadamente três metros de altura
Câmeras interligadas da Gabriel criam uma Área de Proteção, aumentando segurança de condomínios e auxiliando em investigações policiais
Reprodução/ Divulgação

A criminalidade tem crescido de forma preocupante nas grandes metrópoles. Apenas no estado de São Paulo, em 2024, foram registrados mais de 749.479 roubos e furtos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Nesse cenário de insegurança nas ruas, o desafio da segurança pública se intensifica pelo que especialistas chamam de "cobertor curto": quando mais policiamento é direcionado para uma região, outras acabam desguarnecidas. Como resultado, condomínios se tornam alvos frequentes de quadrilhas especializadas, exigindo soluções mais eficientes de proteção.

Diante disso, a Gabriel tem desempenhado um papel essencial ao revolucionar a segurança condominial com tecnologia, auxiliando autoridades e tornando seu trabalho mais eficiente. Atuante nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói, a empresa protege mais de 410 mil moradores.

Com uma rede de câmeras interligadas voltadas para as ruas, batizadas de Camaleões, a Gabriel coleta imagens e realiza a leitura de placas de veículos, gerando inteligência para as forças policiais solucionarem ocorrências.

Dados confirmam: quanto mais câmeras, maior é a proteção para o entorno dos condomínios

Ao conectar uma câmera à outra, a Gabriel cria a Área de Proteção, que oferece segurança não apenas para o condomínio, mas também para toda a região em que se encontra.

Desde o início de suas operações, a empresa já contribuiu com a prisão de mais de 550 criminosos, o inocentamento de 8 pessoas e a localização de 8 desaparecidos. Com isso, o número de ocorrências analisadas já ultrapassa 9.200, representando um crescimento de quase 10 vezes nos últimos dois anos.

"O aumento de presença da Gabriel e a nossa tecnologia tem gerado resultados reais e reconhecimento das próprias forças públicas, gerando cada vez mais procura", avalia o diretor comercial, Lucas Schwartz.

O que diferencia os Camaleões dos totens convencionais?

publi

Quando um crime acontece, a recuperação rápida das imagens é essencial para a investigação, mas uma grande dificuldade da polícia é ter a inteligência completa da ocorrência. Afinal, é preciso entender também a dinâmica dos fatos que antecedem e os que dão sequência ao delito para identificar rotas de fuga e cúmplices, por exemplo.

“Nem sempre a vítima consegue relatar o crime com precisão. Todas as nossas câmeras conversam entre si e nosso Time de Inteligência realiza uma análise e entrega para os órgãos públicos algo que as câmeras de totens convencionais não conseguem fazer: o antes, o durante e o depois da ocorrência”, explica Lucas.

Para que a recuperação das imagens seja eficiente, é necessário garantir a disponibilidade de toda a rede 24h por dia, sete dias por semana. A detecção de maneira automática de qualquer problema nos dispositivos garante que as câmeras estejam sempre funcionando, com transmissão em tempo real (stream time) e armazenamento seguro das filmagens (uptime).

“Muitas empresas não conseguem garantir isso. A média de uptime do mercado varia de 60% a 75%, ou seja, a cada quatro vezes que você precisa resgatar imagens, uma tentativa não é bem sucedida. Com a telemetria 24 horas, 4G integrado às câmeras e um microcomputador que chamamos de Sistema Nervoso 2, a Gabriel entrega 99% de uptime, reduzindo o índice de falha para uma a cada 300 consultas”, ele complementa.

Suporte completo e cuidado redobrado com dados sensíveis

Além de contribuir para a segurança urbana, a Gabriel também facilita a rotina de síndicos e moradores.

Com sua Central 24h humanizada preparada para atender emergências em menos de 10 segundos e tecnologia avançada de leitura de placas de veículos, que já realizou mais de 5 milhões de conferências, a empresa garante mais proteção para os condomínios.

O gestor ainda conta com suporte completo, incluindo acesso ilimitado às imagens via app, histórico de 14 dias e manutenção proativa, tudo sem necessidade de internet cabeada, trazendo mais tranquilidade para a administração.

Imagens registradas pela Gabriel podem ser solicitadas tanto pelos seus protegidos quanto por transeuntes que foram vítimas de algum crime, desde que seja apresentado um boletim de ocorrência.

Segundo Lucas, essa exigência é uma das medidas adotadas pela empresa para se manter alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados: “a privacidade está 100% relacionada à segurança, por isso não fazemos reconhecimento facial e sempre borramos o rosto das pessoas envolvidas antes de entregar as gravações aos solicitantes, preservando dados sensíveis.”

→ SAIBA MAIS: Confira detalhes sobre o aplicativo da Gabriel para condomínios

Da discrição à ostensividade, conheça os modelos

“publi”

Atualmente, os condomínios podem escolher entre 4 modelos de Camaleões da Gabriel, cada um projetado para atender diferentes necessidades. São eles:

  • Camaleão 2: projetado para ser discreto e se camuflar com o ambiente, mantendo a estética do empreendimento, possui duas câmeras e é geralmente fixado no gradil ou muro dos prédios.
  • Camaleão 2 Max: totem de aproximadamente 3 metros com um design mais ostensivo, incluindo LEDs verdes para evidenciar que as câmeras estão em funcionamento.
    • Nova versão com fixação na parede: modelo ideal para locais onde não há espaço suficiente para um totem, mas ainda é desejável algo imponente.
  • Camaleão 2 Max 360: contém quatro câmeras, proporcionando uma visão 360 graus. É ideal para condomínios que possuem recuo na calçada ou estão em áreas que requerem cobertura completa de todas as direções.

Clique aqui para conhecer melhor as soluções em monitoramento da Gabriel para reforçar a segurança do seu condomínio!

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet