Terremoto em Taiwan
Conheça o sistema que evitou desabamento do prédio mais alto
Como o edifício mais alto de Taiwan sobreviveu ao terremoto? Entenda como funciona o sistema!
Saiba como uma esfera de 660 toneladas impediu que o Taipei 101 viesse abaixo no abalo sísmico mais intenso dos últimos 25 anos no país
Na manhã dessa quarta-feira (3), Taiwan foi atingida pelo terremoto mais forte dos últimos 25 anos, que acabou deixando pelo menos nove pessoas mortas e 100 feridos, derrubando edifícios e até desencadeando alertas de tsunami.
Em meio ao caos, vídeos assustadores mostram o prédio mais alto da ilha – o arranha-céu Taipei 101, avaliado em US$ 1,8 bilhão, o equivalente a mais de R$ 9 bilhões – balançando suavemente e resistindo ao abalo sísmico.
Medindo 508 m de altura, o edifício está equipado com um sistema capaz de reduzir sua oscilação geral em 40% durante terremotos e ventanias. Uma esfera dourada de 660 toneladas, chamada "amortecedor de massa sintonizado", fica pendurada dentro do edifício, no 92º andar. À medida que o edifício se move em uma direção, a esfera de aço oscila na outra e mantém o equilíbrio geral do prédio.
Portanto, embora a torre balance, ela não tomba. Enquanto isso, pistões hidráulicos abaixo da esfera maciça absorvem e dissipam a energia na forma de calor. Todo o conjunto funciona sem energia ou necessidade de controle externo, usando apenas a gravidade e o movimento do prédio, o que é chamado “sistema de amortecimento passivo”.
Embora seja estranho ver um edifício balançando, os arranha-céus modernos são construídos para serem flexíveis, especialmente em zonas propensas a terremotos, como Taiwan. Enquanto outros edifícios mantêm os amortecedores escondidos, no Taipei 101 eles são visíveis do 88º ao 92º andar, tornando-os uma espécie de atração turística.
A construção do prédio mais alto de Taiwan iniciou-se em 1999 e foi concluída no final de 2004, quando finalmente foi aberto ao público. Sua arquitetura foi desenhada para se assemelhar a um de bambu com oito seções que simulam os gomos da planta.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/arquitetura/noticia/2024/04/como-o-edificio-mais-alto-de-taiwan-sobreviveu-ao-terremoto-entenda-como-funciona-o-sistema.ghtml