O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Tragédia em Fortaleza

Arquiteta alerta para a importância da manutenção predial

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

"É preciso uma maior consciência sobre a importância da manutenção", diz arquiteta

Especialista explica que, no caso do edifício Andréa, o problema era estrutural, mas inspeção predial poderia prever o problema

Quando ocorre uma tragédia como a que aconteceu com o edifício Andréa, na manhã desta terça-feira no Dionísio Torres, começa a aparecer a dúvida sobre a lei de inspeção predial, regulamentada em Fortaleza em 2015. A arquiteta Isabella Cantal, que tem a certificação em inspeção predial, destaca que o cuidado na regularidade da inspeção predial e uma boa escolha profissional pode evitar o problema de desabamentos.

“Muitos síndicos preferem trabalhadores que façam orçamentos mais baratos, mas é preciso ter atenção com quem é contratado. A escolha exige responsabilidade de saber se o profissional que será escolhido tem registros profissionais no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).”

Isabella, também especialista em Planejamento Urbano pela UFRJ, afirma que o tempo ideal para fazer a inspeção do prédio depende da idade do imóvel. O mais indicado é que quando o prédio tem até 20 anos, seja feita a cada cinco anos; entre 20 e 30 anos, seja realizada a cada três anos; entre 30 e 50 anos, a cada dois anos e a partir de 50 anos, seja realizada todos os anos. Já prédios comerciais, é preciso fazer a cada três anos. Outro cuidado que a especialista indica é investigar o histórico da empresa e do profissional que fará a inspeção. “Não há lei que indique especialização profissional para fazer a inspeção, mas é preciso verificar os trabalhos anteriores da empresa antes de pensar na contratação”, explica.

A profissional também informa que moradores, síndicos e também o poder público é responsável pela manutenção e revisão de edifícios. “É preciso de uma maior consciência da importância da manutenção. Tudo tem vida útil, incluindo os materiais que constituem o prédio. A maioria dos moradores e síndicos não promovem uma vistoria regularmente, por questões orçamentárias. Por conta disto, a Lei de Inspeção Predial se mostra tão importante”, destaca.

Fonte: https://www.opovo.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet