Uso correto dos elevadores
Fabricante dará dicas de uso em evento no Rio de Janeiro
Uso correto do elevador
A thyssenkrupp participará dos workshops gratuitos que serão ministrados em paralelo à Feira. A palestra abordará o tema “Uso Correto do Seu Elevador” e será ministrada no dia 13 de setembro, às 15h15min, na Sala A do Centro de Convenções, por Carla Viana, Gestora de Serviços da Filial Rio de Janeiro/Capital.
A palestra tem como objetivo incentivar a prática segura na conservação, manutenção e uso do equipamento, além de orientar sobre como proceder em caso de passageiro preso no elevador.
Com um conteúdo bem completo a apresentação trará ao público dicas de segurança, informações referentes às responsabilidades sobre o equipamento, aspectos jurídicos, físicos e estruturais referentes à empresa de assistência técnica, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do elevador.
A gestora abordará ainda outros aspectos como: a importância de contratar uma mantenedora capaz de garantir o patrimônio do condomínio e o bom funcionamento do elevador, além das principais partes que compõem o equipamento.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), os edifícios estão no centro do debate sobre eficiência energética, e em 2030 serão responsáveis por 31% do consumo total de energia, acima dos segmentos da indústria (30%) e dos transportes (28%). Nas cidades, a situação gira em torno de como fazer edifícios mais inteligentes.
Os elevadores estão entre os equipamentos que mais consomem energia, até 10% do total, e são, portanto, elementos-chave para melhorar a eficiência energética urbana. Porém, as novas tecnologias em elevadores podem economizar até 27% de energia quando comparadas com soluções convencionais e reduzir o pico de potência elétrica necessária pela metade.
Para melhorar a sustentabilidade econômica e ambiental dos edifícios, a thyssenkrupp Elevadores desenvolve novas tecnologias que reduzem o consumo de energia em edifícios novos; além de ganhos com soluções para a modernização de elevadores antigos.
- Sistema regenerativo de energia: É a tecnologia mais aplicada para a redução do consumo de energia em elevadores e permite a utilização de parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna da edificação, resultando na economia de energia em torno de 35%. Por meio do sistema, o prédio recebe parte da energia devolvida pelo motor de tração do elevador em dois momentos: quando sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com a capacidade acima de 50%.
- Cabina com iluminação LED: A iluminação LED reduz em 75% o consumo de energia, em comparação com as lâmpadas comuns, o que reflete na economia com os gastos de luz. Outro benefício para o condomínio é a durabilidade da LED, que é cinco vezes maior que a lâmpada fluorescente. Para efeito comparativo, a fluorescente é capaz de iluminar um ambiente por 8.000 horas, enquanto que a LED atinge 40.000 horas. Para os usuários, a iluminação LED ainda proporciona maior conforto, pois aumenta a luminosidade no interior da cabina, inclusive quando ocorre falta de energia elétrica no prédio.
- Sistema stand-by automático: A partir da instalação de um sensor, o sistema deixa o elevador em modo de espera após cinco minutos sem uso, reduzindo o consumo de energia. Para religar o equipamento basta um usuário fazer uma chamada que automaticamente ele volta a funcionar.
- Corrediças verdes: Peça importante para o funcionamento do elevador, desenvolvida na versão ecológica, usa pouco óleo para reduzir o atrito resultante do contato entre a corrediça e as guias, beneficiando o meio ambiente e o desempenho dos elevadores.