O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Uso da água

Condomínios em Ribeirão Preto filtram água para reaproveitá-la

quinta-feira, 23 de outubro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios reaproveitam água para evitar desperdício em Ribeirão

Reservatório de 100 mil litros é usado para 'reciclar' a água usada. Moradores passaram a economizar ao lavar louça e tomar banho.
 
 Motivados pela estiagem, condomínios de Ribeirão Preto (SP) passaram a reaproveitar a água utilizada para evitar desperdício e os moradores adotaram medidas para economizar. Em um dos residenciais, no Jardim Irajá, um reservatório de 100 mil litros é usado para filtrar a água, reutilizada para a limpeza das áreas comuns e para irrigação do jardim.
 
No local há duas torneiras separadas, com água potável e a água ‘reciclada’, que não pode ser consumida. “É uma água suja, apenas para a limpeza dos salões de festas, para regar o jardim e para lavar a calçada”, comentou o gerente Reginaldo Rocha.
 
Segundo ele, quem observa a limpeza, questiona o uso da água. “Às vezes estamos lavando a área comum do condomínio, as pessoas passam e falam: ‘olha o consumo da água’. A minha indignação é de ver água sendo jogada fora, a nossa é reciclada”, disse.
 
A administradora de outro condomínio em Ribeirão Preto, Vivian Noccioli, afirma que o mais complicado é conscientizar os condôminos.
 
“Está muito calor, tempo seco, empoeirado, as pessoas acabam jogando mais água, lavando mais roupa, mas o trabalho é sempre para passar as orientações e fiscalizar”, afirmou.
 
Ela cuida de 800 moradores, mas diz que nem todos entendem a situação. “Tem gente que pensa que é associado ao valor que ele paga, diz que já paga a água e questiona por que não pode utilizar, mas a questão não é financeira, é por ser mais ecologicamente correto”.
 
A moradora Edna Iwamoto se conscientizou e adotou algumas medidas para economizar e evitar o desperdício.
 
“Para lavar a louça ensaboo tudo antes, lavo e só depois enxáguo”, disse. Ela disse que antes a situação era diferente. “A gente tinha mania de deixar a torneira aberta, pela comodidade, mas tem que economizar”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet